Banner principalEquinócio FM

Empreendedorismo feminino: a historia de superação de uma confeiteira

Da Redação

Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.

A função principal de um empreendedor é a de abrir uma empresa com o objetivo de desenvolvê-la e gerar lucros – mas não é só isso. De fato, vemos que cada vez mais o empreendedor moderno precisa saber como resolver problemas, lidar com desafios e criar soluções eficazes.

Um desses exemplos de superação é a história de vida de Mariana Lopes, da confeitaria “Mariana make cakes”, que com apenas 29 anos, enfrentou todas as dificuldades que a vida oferece, mas que deu a volta por cima e hoje conta com uma clientela fiel, e está no mercado desde 2015.

Durante entrevista ao programa “Fogo Cruzado”, transmitido pela Rádio Equinócio FM (99,1), ela contou como surgiu a ideia do empreendedorismo, problemas enfrentados durante a pandemia, superação e vitórias conquistadas com sua marca.

“A minha vida na confeitaria começou na época da faculdade, quando cursava Farmácia na Unifap. Queria ir para um congresso e não tinha dinheiro suficiente aí comecei a fazer cupcakes para vender no campus. Retornando da viagem, uma amiga me pediu um bolo de aniversário com pasta americana. Graças a Deus deu certo apesar das limitações de materiais, onde não parei mais. Isso foi no final de 2015. Me formei em 2016, porém continuei fazendo bolos decorados, o que acabou se tornando uma renda exclusiva. Tomei a decisão em seguir no caminho do empreendedorismo. Em dezembro de 2017, inaugurei um espaço físico e em 2023, reinaugurei um outro do dobro do tamanho. Passei de 3 para 10 funcionários, a maioria mulheres”, disse.

Começar no empreendedorismo não é fácil e não será para ninguém. Tem que persistir, correr atrás dos seus sonhos e se profissionalizar. Embora cada empreendedor seja uma pessoa diferente, há algumas características que todas e todos precisam ter:

Otimismo: sempre acreditar que vai dar certo.

Autoconfiança: precisa acreditar em si mesmo, em seus talentos e opiniões.

Coragem para aceitar riscos: precisa lidar bem com riscos.

Desejo de protagonismo: desejo de reconhecimento, tomar as rédeas da sua vida e ser pleno.

Resiliência e perseverança: não desistem facilmente. Superam desafios e vão até o fim.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo