Alimentação saudável e dieta equilibrada é tema de entrevista na “Equinócio FM (99,1)”
Da Redação
Em entrevista ao programa “Fogo Cruzado”, transmitido pela Rádio Equinócio FM (99,1), um bate-papo descontraído com o Dr. Diego Yoshió Isaksson Yano, especialista e Nutrição, falou sobre os procedimentos e dicas de uma alimentação saudável e com equilíbrio.
“Estamos aqui para ensinar a comer. Não é sobre fazer um regime, onde você faz por um certo período e depois desiste. Se não for algo que você não irá realizar até o final de sua vida, a dica é “nem comece”, porque a frustração será maior, e os problemas de antes irão retornar. A ideia é a reeducação alimentar, mostrar o que é saudável com a quantidade de alimento digerido para o alcance de seu objetivo. Exemplo é de um paciente que deseja emagrecer: vamos ensinar o paciente a comer na quantidade que precisa. Ao chegar no peso especificado, é mudada a dieta e condicionada uma alimentação para que a pessoa mantenha esse peso. Lembrando que na dieta, o paciente escolher o que deseja comer; apenas indicamos a quantidade de calorias, proteínas e carboidratos necessários para cada paciente”, disse.
Em questão a obesidade ou sobrepeso, o problema encontrado é de causa multifatorial; alguns pacientes possuem um metabolismo baixo e consomem um pouco mais de calorias; e na maioria dos casos, a pessoa tem um nível de ansiedade muito elevada, onde pode ser resultado de uma sobrecarga de trabalho, excesso de estudo ou até mesmo a falta de sono, que acaba desregulando os neurotransmissores do prazer. Se essa pessoa sente menos prazer, o cérebro envia sinais com o aumento da dopamina e serotonina, e nisso o paciente comer sem vontade, até esse nível de prazer aumentar, acarretando assim, o aumento de peso excessivo.
Os fatores mais graves para esse aumento de peso englobam o stress, acúmulo de trabalho, falta de descanso e/ou sono e alguns com fator genético. Todos esses fatores terão que ser analisados antes de iniciar a abordagem e começo de tratamento do paciente.
Ressaltando que o vício da maioria das pessoas está relacionado ao açúcar, que sobe os níveis de dopamina – não tanto a cocaína -, mas agindo no mesmo neurotransmissor do prazer. O carboidrato ou açúcar pode ser encontrados nos cereais, frutas, arroz, macarrão, feijão e pães; não necessariamente só na sacarose. O paciente deve consumir sempre com moderação. Uma dieta saudável deve conter no mínimo 50% de carboidrato. Exemplo das frutas, que além de conter esse açúcar, também fornece as fibras e minerais necessários a uma melhor saúde do paciente.