Com a aproximação do ano letivo, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon) fez uma pesquisa nos estabelecimentos comerciais de Macapá e avaliou 45 itens que compõem o material escolar dos alunos. O resultado foi uma diferença de até 59% nos preços dos produtos.
O objetivo dessa promoção é garantir os direitos do consumidor nesse período e incentivar pais e responsáveis a pesquisar antes de comprar para economizar custos.
- Como foi feita sua pesquisa?
A pesquisa foi realizada em três fases, de 2 a 20 de janeiro. Na primeira fase, os fiscais visitaram 16 escolas particulares e prestaram assessoria sobre listas de material escolar e contratos de prestação de serviços.
Na segunda etapa, foram levantados preços de materiais escolares em 14 estabelecimentos comerciais e, na última etapa, foram realizadas vistorias em 12 importadores e 11 papelarias para apuração de preços, formas de pagamento e disponibilidade de códigos de defesa do consumidor.
O consumidor que se sentir lesado, pode denunciar ao Procon pelos números 151 e 3312-1004 ou pessoalmente, de segunda a sexta, de 8h às 13h, na Avenida Henrique Galúcio com Jovino Dinoá, no bairro central.