Cel. BM Veríssimo disse que metas já foram estipuladas para o primeiro semestre, e que o reaparelhamento e a preparação de novos soldados serão prioridade na nova gestão
Da Redação
O novo comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, cel. Alexandre Veríssimo, concedeu entrevista na tarde desta quarta-feira (11) ao programa “Fogo Cruzado” (Equinócio 99,1FM), para falar sobre os desafios da nova missão frente à corporação militar, e já anunciando medidas preventivas importantes relacionadas ao período invernoso que se aproxima.
“Recebemos com grata satisfação o convite do governador Clécio Luís para comandar uma das mais importantes instituições do Estado. Essa credibilidade depositada pela população no Corpo de Bombeiros nos leva a querer prestar um serviço de extrema qualidade. Uma das grandes dificuldades que podemos destacar nesse início de comando é sem dúvida o baixo contingente do nosso efetivo, mas estamos com o processo de seleção de chamada dos aprovados do concurso público encaminhado, totalizando 300 novos soldados. Nesta semana eles realizam a fase documental. Após esse processo, será realizado o curso de tecnólogo do Corpo de Bombeiros, com duração aproximada de 10 meses. Ao final, ocorre um curso superior de qualificação, os tornando aptos para o serviço”, disse o novo comandante.
Veríssimo também pontuou a aquisição da primeira escada de auto resgate mecânica do Corpo de Bombeiros. O equipamento foi comprado na Alemanha e deve chegar ao Amapá nos próximos dias. O coronel lembrou que a capital, Macapá, tem crescido verticalmente de forma rápida. Ele avaliou que mesmo diante das vistorias realizadas pela corporação, e dos equipamentos de segurança dos edifícios, não se pode baixar a guarda nas ações preventivas e manter sempre alerta para um possível atendimento de emergência, caso ocorra algum sinistro.
Conforme o planejamento, a auto escada mecânica tem aproximadamente 47 metros de altura, podendo alcançar os andares superiores para combate às chamas ou resgate de pessoas. Além disso, ainda estão sendo disponibilizadas viaturas auto tanques com capacidade de armazenamento de 12 mil litros de água.
“Para operar e garantir a manutenção desse equipamentos foram enviados militares do Amapá para a Alemanha. Eles realizaram a inspeção necessária e foram submetidos a um treinamento pela própria fábrica montadora para operar com todas as técnicas necessárias a auto escada. Agora, vamos depender apenas dos tramites alfandegários para que ela seja desembarcada em solo amapaense nos próximos dias”, declarou.
Veríssimo ainda disse que uma das principais metas cobradas pelo governador Clécio Luís foi a reformulação do sistema de serviços técnicos e prevenção de sinistros. “Ele [governador] nos pediu celeridade na análise de projetos e vistorias para que os empreendimentos sejam liberados para funcionamento ou, em caso de alguma irregularidade, que o empresário possa realizar a correção necessária para liberação. Essa é uma das principais metas para esse primeiro semestre”, observou.
O comandante declarou ainda que medidas estão sendo adotadas no sentido de se conseguir novos e mais modernos equipamentos para atuação de todos os quartéis, resguardando de forma mais efetiva o patrimônio e assegurando a manutenção da vida.