Mundo

Explosão de casos de Covid na China ameaça criar novas variantes, alertam especialistas

País é considerado um ‘terreno fértil’, visto que a maioria da população não tem imunidade por infecção anterior e há muitos não vacinados

A explosão de infecções por Covid-19 na China após o levantamento das restrições sanitárias ameaça criar um “potencial terreno fértil” para novas variantes do vírus, alertam especialistas em saúde.

A Comissão Nacional de Saúde da China parou de publicar o balanço diário de casos, mas autoridades de várias cidades estimam que centenas de milhares de pessoas foram infectadas nas últimas semanas, enquanto hospitais e crematórios em todo o país estão sobrecarregados.

Nesta semana, a China anunciou que os viajantes do exterior não terão de ficar em quarentena a partir de 8 de janeiro e deu mais um passo em direção ao fim da sua rígida política de “Covid zero”, que manteve o país praticamente isolado do mundo desde o início da pandemia.

Com o vírus circulando quase livremente entre uma população de 1,4 bilhão de pessoas, a maioria sem imunidade por infecção anterior e muitos não vacinados, outros países e especialistas temem que a China seja um terreno fértil para novas variantes.

O diretor do Instituto de Saúde Global da Universidade de Genebra, Antoine Flahault, disse que cada nova infecção aumenta a chance de mutação do vírus.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo