Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizaram uma ação voltada ao público LGBTQIA+ no Amapá Garden Shopping, zona sul da capital. A atividade teve como foco a saúde e qualidade de vida dessa parcela da população.
A iniciativa faz parte das ações do Departamento de Equidade ao Cuidado, da Semsa, e visa dar visibilidade às necessidades de saúde dos grupos que tem demandas específicas.
O coordenador de saúde de populações vulneráveis, Fernando Oliveira, falou da proposta do encontro e reforçou a importância de ações destinadas à população LGBTQIA+ por mais visibilidade.
“A sigla LGBTQIA+ designa diversas minorias sexuais e de gênero e engloba o espectro e as demandas da comunidade composta por lésbicas, gays, bissexuais, travestis, trans, queers, pansexuais, agêneros, pessoas não binárias e intersexo. Com a atividade, estamos levando equidade para os pertencentes deste grupo”, comentou.
Entre os atendimentos ofertados na ação estiveram consultas de ginecologia, psicologia, nutrição, odontologia, enfermagem, clínico geral e testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Também foi ofertada vacinação contra Covid-19, Influenza e Tríplice e terapias integrativas como massagem, ventosa, acupuntura e auriculoterapia.
O público também participou da palestra organizada pela semsa, com o tema: “A importância da equidade nos serviços de saúde – população chave LGBTQIA+”.
A atividade foi realizada por meio da emenda do vereador Claudiomar Rosa, no valor de R$ 20 mil, que garantiu a execução da ação destinada a fortalecer a atenção à saúde das populações vuneráveis no município de Macapá.
“O que a ação traz é o acolhimento e esclarecimento de que o espaço público de saúde também é um espaço da população LGBTQI+, segurados com a Política Nacional de Saúde Integral, em todo o âmbito do SUS. Queremos com essa abertura garantir a adesão desse público aos serviços e equipamentos de saúde, com estimas à qualidade de vida”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Dra. Erica Aymoré.