Cidade

Prefeitura de Macapá realiza ação de saúde na Comunidade Quilombola do Curiaú

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizaram uma ação de saúde para os moradores da Comunidade Quilombola Curiaú. A atividade integra a Festividade de São Tomé, que acontece entre 17 e 21 de dezembro.

A iniciativa visa dar visibilidade às necessidades de saúde da comunidade que tem demandas específicas e promover equidade para uma melhor qualidade de vida da população negra.

A moradora do Curiaú Ledi Maria da Silva Souza, de 46 anos, aproveitou a ação para passar no dentista e na massoterapia, junto da filha Fiamma, de 7 anos, que passou por avaliação nutricional. Ela conta que o atendimento humanizado recebido na ação fez toda a diferença.

“O atendimento foi bem humanizado e carinhoso. Quando a gente vem atrás de procedimento, com dor e aborrecimento, e recebemos um atendimento cuidadoso, faz toda diferença”, comentou.

Entre os atendimentos ofertados na ação havia consultas de ginecologia, pediatria, psicologia, nutrição, enfermagem e clínico geral. Assim como vacinação contra Covid-19, Influenza e Tríplice e terapias integrativas como massagem, ventosa, acupuntura e auriculoterapia.

“Planejamos essa ação para a comunidade do Curiaú porque é dos quilombos mais populosos do estado. A saúde da população negra é uma política nacional e integral do SUS para a promoção da saúde dos negros, que é uma população vulnerável e merece todo cuidado e atenção”, afirmou Fernando Oliveira, coordenador da Saúde das Populações Vulneráveis.

A atividade contou com a emenda do vereador Claudiomar Rosa, no valor de R$ 20 mil, que garantiu a execução da ação destinada a fortalecer a atenção à saúde da população negra no município de Macapá.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo