Da Redação
Na última sexta-feira, 02, ocorreu a entrega da 1ª etapa do Hospital Universitário, (HU); porém os serviços ainda não contemplam os atendimentos de urgência e emergência.
“O Hospital Universitário pertence ao Governo Federal, dentro da Unifap, e está integrado agora Sistema de Saúde Pública do Governo do Estado. É um hospital 100% SUS e 100% regulado; o que significa: os pacientes para serem atendidos nesta unidade, sejam na parte ambulatorial ou internação, serão alocados pela Central de Regulação da Sesa; ou seja, um paciente é atendido numa UBS e será encaminhado para um atendimento especializado, após agendamento e horário de consulta”, disse o médico Aljerry Rêgo, superintendente do HU.
Vale ressaltar que o HU será um hospital de portas fechadas; ou seja, os atendimentos só serão realizados mediante encaminhamento de um médico, através da Central de Regulação.
Vale lembrar ainda que em casos de internação, o médico solicitará encaminhamento, e o HU disponibilizará ambulância para transporte e leito clínico já agendado para tal especialidade.
Hoje, o HU realiza atendimento de clínica médica e especialidades, como Pneumologia, Hematologia, Nefrologia, Dermatologia e Cardiologia, com previsão de uma demanda maior de atendimentos em janeiro de 2023. A previsão é que no mês de março, a unidade passará a contar com a realização de cirurgias, com a instalação de 5 centros de atendimento especializado, com ampliação dos leitos de internação clínica e abertura de uma Unidade Semi-Intensiva.
Reportagem: Patrick Almeida
Imagens: Paulo Leal