
Da Redação
Pacientes que fazem tratamento oncológico aqui no Estado, realizaram na manhã desta terça, 6, uma manifestação pacífica em frente à Secretaria de Saúde do Amapá, cobrando por medicamentos e exames que não estão sendo disponibilizados.
“Faço tratamento desde 2021, e neste momento, estou lutando pelo uso do Zoladex, uma medicação de controle da doença, que no início fazia uso de 3 em 3 meses, e com a evolução da doença, precisar passar a usar esse remédio a cada mês. Na Unacom (Centro de Referência e Tratamento), não há uma previsão do recebimento desses medicamentos, e meu tratamento está parado há 2 meses. Não sou única; existem cerca de 43 pacientes esperando por essa medicação”, disse Alcione Farias.

Outra queixa relatada pelas pacientes é em relação aos exames, que são encaminhados para o município de Santana, onde as clínicas não há um suporte adequado, sem contrastes para certos tipos de exames, e na maioria das vezes, o exame é adiado.
“Em Porto Velho, onde comecei meu tratamento, tive um atendimento digno, bem diferente do que passamos aqui. Lá fazemos exames, nosso tratamento é realizado da maneira mais correta e com medicação adequada. Quando retornei ao Amapá, o sofrimento começou. Sem medicação, exames ou tratamentos. Para a marcação de algum retorno, se passam meses. Procuramos diversas vezes o secretário de Saúde, Juan Mendes. Ele pra “tirar o dele da reta”, diz que irá providenciar com urgência o problema, mas nós pacientes, “cansamos de mentira”. Nunca nos ajudou”, disse indignada Leiliane Teila, outra paciente.
Reportagem: Lanna Coelho
Imagens: Erik Silveira