A Campanha Laço Branco ocorre em mais de 55 países e segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) é a maior ação promovida pelos homens na luta contra a violência à mulher. Em Macapá, a iniciativa será realizada nesta terça-feira (6) com caminhada saindo da praça Barão do Rio Branco, às 16h30, até o Mercado Central.
A realização é da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH) sob a direção da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), que durante a caminhada vai distribuir fitas brancas aos participantes, além de panfletos informativos. O secretário da SMDH, Raimundo Azevedo, reforça o convite aos homens.
“Convidamos o público masculino a caminhar conosco e se possível, usando camisa branca, com o objetivo de orientar a população sobre o machismo e as diversas formas de violência de gênero. Assim, promovermos juntos o Direito à proteção da mulher, à liberdade e à democracia”.
A gestora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Socorro Marques, explica que em Macapá o atendimento às vítimas ocorre continuamente no Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM). Porém, a meta é de que não haja mais registro de violência contra a mulher. Por isso ela convoca todas as mulheres para caminharem unidas.
“Infelizmente, atendemos mais de 30 mulheres vítimas de violência doméstica com acompanhamento contínuo feito por nossa equipe. Mas a nossa intenção é de que não tenhamos registros assim, por isso convidamos a todas as mulheres para caminhar conosco para pedir mais respeito e paz em nossos lares”, destaca a gestora.
De acordo com site oficial da Caminhada Laço Branco, o dia 6 de dezembro foi a data que os homens escolheram para dar um basta na violência por causa da morte de 14 mulheres (e mais 10 feridas), o massacre ocorreu nesse dia, no ano de 1989, na Escola Politécnica de Montreal no Canadá, e mobilizou toda a sociedade.