Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 32,2 milhões de testes RT-PCR, o reagente mais eficaz na detecção do coronavírus no organismo. Deste total, 390,8 mil foram direcionados para o estado do Amapá.
Elden Carlos / Editor
Uma das principais estratégias no combate à Covid-19 é a testagem, essencial para monitorar o cenário epidemiológico da doença no País. Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 32,2 milhões de testes RT-PCR, o reagente mais eficaz na detecção do coronavírus no organismo. Deste total, 390,8 mil foram direcionados para o estado do Amapá. O teste é considerado padrão ouro no Sistema Único de Saúde (SUS) porque apresenta alta sensibilidade (aproximadamente 86%) e alta especificidade (acima de 95%).
O Brasil possui 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen), três centros nacionais de referência (NIC) e laboratórios colaboradores, capacitados a realizar teste diagnóstico para a detecção do SARS-CoV-2 pela metodologia RT-PCR em tempo real. O resultado é liberado em até 72 horas após a coleta da amostra. A principal forma de prevenção contra os casos graves e óbitos pela Covid-19 é a vacinação. Já foram aplicadas mais de 492 milhões de doses na população brasileira. Neste total estão incluídas: primeira dose, segunda dose, doses de reforço e/ou adicional. No Amapá, foram aplicadas 1,4 milhão de doses.