Jonhwene Silva/Da Redação
A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do Hospital Estadual de Santana, está realizando durante toda a semana, a programação alusiva ao Dia da Prematuridade. As ações fazem parte do ‘Novembro Roxo’, mês internacional de sensibilização da prematuridade.
A programação inclui palestras, sessão de fotos e orientações para as mães sobre os casos de crianças nascidas prematuras. A data 17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade e as autoridades de saúde, pretendem combate o elevado número de partos prematuros. Além disso, as palestras tentam repassar as principais causas, mitos e consequências da prematuridade.
Este ano, o tema da programação foi “Mamãe eu quero colo”. A autônoma Adriana Nascimento, considera importante e fundamental, a troca de informações já que existem muitos relatos de mães que acabam tendo seus bebês de maneira prematura.
“A chegada de uma criança é um momento muito esperado pelos pais. Muitas vezes, desconhecem informações que são fundamentais no período de gestação. Eu acho muito importante essas palestras”, disse.
O elevado número de casos de nascimento de bebês prematuramente, tem sido uma preocupação das autoridades. Marcia Pantoja que é enfermeira do setor NeoNatal do hospital, explica que existem muitos mitos que acabam contribuindo para o aumento do índice de prematuridade.
“As mães participaram de palestras e orientações quanto a importância do pré-natal. O nosso objetivo é promover a conscientização. Além disso, promover a humanização com toda a equipe de atendimento da uti neonatal”, explicou Márcia Pantoja que é enfermeira do Hospital Estadual de Santana.