Brasil

Enem 2022: é obrigatório o uso de máscara durante as provas?

Com aumento de casos de Covid-19, estudantes devem ficar atentos aos protocolos de saúde das cidades onde farão o exame

É obrigatório o uso de máscaras no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)? A resposta varia conforme as regras sanitárias de cada estado e município. As provas serão aplicadas nos próximos domingos 13 e 20 em todo o país.

O edital prevê a obrigatoriedade do uso de máscara, mas informa que o “uso será liberado apenas em estados e municípios em que não é mais obrigatório a máscara em locais fechados.”

Com o aumento de casos de Covid-19 em todo o país, a Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda volta do uso de máscaras, principalmente em locais fechados e transporte público. A dica para os estudantes que farão as provas do Enem é levar máscara e álcool em gel nos dias de exame.

Os participantes diagnosticados com doenças infectocontagiosas como Covid-19, gripe, sarampo, entre outras previstas no edital, não devem fazer as provas. A orientação é acessar a Página do Participante e enviar o atestado médico ou documento com a CID (classificação internacional de doenças) legível. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) fará a reaplicação do exame para esses candidatos.

Mais de 3,3 milhões de estudantes devem fazer as provas do Enem nos próximos domingos. O exame é a principal porta de entrada para as universidades brasileiras. Neste domingo, os participantes vão encarar uma maratona de 90 questões de linguagens e ciências humanas, além de produzir uma dissertação em 5h30 de prova.

No dia 20, os candidatos responderão a 45 questões de matemática e 45 perguntas de ciências da natureza (biologia, química e física) em 5 horas de prova. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo