Cidade

Psicólogo dá dicas sobre preparação das provas do Enem/2022

Da Redação

As provas do Enem/2022, (Exame Nacional do Ensino Médio), estão marcadas para os dias 13 e 20 deste mês, e muitos alunos estão focados em tirar uma boa nota, com o objetivo principal de entrar na faculdade,

Essa maratona de estudos pode apresentar um efeito negativo prejudicando a saúde mental desses jovens pela ansiedade e aproximação do exame. 

“Essa preparação do jovem, não só pelo exame do Enem ou para qualquer concurso público, acaba gerando uma ansiedade, que pode acarretar medo, angústia, revolta ou até mesmo uma raiva excessiva. Percebemos que esses alunos que tem um fator de ansiedade, o exame do Enem é m fator determinante de risco. Nossa orientação é que os pais fiquem mais próximos de seus filhos, dando-lhe todo o apoio necessário e, ao aluno, uma noite tranquila de sono, com uma alimentação adequada”, disse o psicólogo Moisés Vasconcelos.

Em relação aos estudantes que trabalham, essa expectativa pode aumentar ainda mais, pois o corpo está cansado físico e mentalmente. Em muitos casos, essa ansiedade tende a piorar com a aproximação da prova, que no momento da aplicação, tudo o que ele estudou, “apaga da memória”, que conhecemos popularmente como “deu um branco”. Esse lapso se dá pela autocobrança (pressão), não só dele, mas das pessoas que o rodeiam.

Essa cobrança social, familiar e pessoal está em jogo neste momento. Então a dica é relaxar, se tranquilize e não gere expectativas, que você fará uma boa prova

Reportagem: Meire Nunes

Imagem: Adriano Monteiro

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo