Com mais de 15 anos de carreira, o lutador amapaense Oberdan Tenório “Pezão” enfrenta o Rauli Tutarauli, no dia 5 de novembro, na disputa pelo cinturão no GFC na Geórgia, na Europa Oriental. Para incentivar as práticas esportivas, a Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel) patrocinará o deslocamento do atleta, que soma vitórias em competições internacionais.
Nesta quinta-feira (27), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, recebeu o lutador para entregar em mãos o itinerário da viagem: “É um orgulho para Macapá ter um atleta como o Pezão, que vai representar não só a cidade, mas todo o Amapá. Por meio da Comel, conseguimos garantir o apoio que ele precisava para subir ao pódio e buscar o cinturão”, diz o prefeito.
De acordo com o coordenador municipal de Esporte e Lazer, Bruno Igreja, a prefeitura se sensibilizou com a história do atleta, que estava arrecadando doações virtuais para reunir o valor dos custos com a viagem: “Acompanhamos na imprensa que o Pezão recebeu o convite para a competição, mas não tinha recurso para se deslocar até o exterior, faria uma vaquinha virtual. Procuramos o atleta e garantimos esse custo, unindo forças na prefeitura, através da Comel, para proporcionar o incentivo”, reforça o gestor.
Pezão entrou em uma rotina intensa de treinos para garantir o cinturão, na categoria de peso leve. Experiente na luta em pé, o atleta, de 35 anos, destaca a importância do incentivo ao esporte, pois com a passagem comprada ele pode se concentrar apenas em ganhar a luta: “É a primeira vez que recebo patrocínio para lutar fora do Brasil pelo título. Nunca tive apoio de órgão público, então só tenho a agradecer à Prefeitura de Macapá. Isso mostra que nosso trabalho é importante. Além disso, estou pronto para fazer as defesas de quedas, bloqueando meu oponente. Buscarei o nocaute, estou me preparando fisicamente, psicologicamente e tecnicamente para trazer esse título para o Amapá”, explica.