Da Redação
Saborosa e benéfica para a saúde, a melancia é uma fruta que merece espaço no cardápio da população, isso porque ela é rica em nutrientes. Neste período do ano, é possível encontrar a fruta com facilidade.
O servidor público Joel Silva vai a feira toda semana para comprar a fruta. Apesar de achar o preço elevado, o consumidor diz porque que gosta da fruta: “O preço está um pouco elevado, mas se você pechinchar, sempre acaba achando um valor atrativo. A fruta é maravilhosa, e você pode comer de qualquer jeito. Natural, gelada, misturada na comida, depois das refeições, ou seja, uma gama de variedades”, disse.
O feirante Antônio da Conceição trabalha com a venda de frutas há um ano, e garante que este ano, o preço da melancia está em alta: “Esse ano o preço do produto subiu muito em comparação ao ano passado. Está fraca a procura. O cliente assusta com o preço”, resumiu. Ele ainda teme em contabilizar prejuízos, se não conseguir vender o produto que pode estragar com o tempo.
A nutricionista Cibele Picanço explica os benéficos que a fruta possui, sendo que uma delas é a quantidade de água que ajuda na hidratação do corpo: “Aproveitar as frutas da safra é importante, porque podemos ter um preço acessível ao nosso bolso, uma oferta de qualidade ainda mais atraente, com a fruta se tornando mais doce. Com esse clima de alta temperatura, nosso corpo pede uma maior hidratação, uma maior inserção de líquido em nosso corpo, e a melancia é a fruta ideal, pois apresenta todas as condições que precisamos, tanto na água que ingerimos como nas vitaminas presentes”.
Mas claro que nada em excesso é saudável, por isso moderação é a dica na hora de ingerir a fruta: “Essa parte branca da melancia que faz parte da casca é rica em vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do nosso organismo e até mesmo para a saúde da pele e dos cabelos”.
Reportagem: Elidiane Amaral
Imagens: Paulo Leal