Equinócio FM

Subsecretário alerta para prazo de inscrição na Chamada Escolar Unificada 2023

Segundo Elbry Andrade, o processo é fundamental para as etapas seguintes até a confirmação da vaga

Elden Carlos / Editor

O subsecretário de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Macapá (Semed), Elbry Andrade, detalhou na manhã desta quarta-feira (19), durante entrevista ao programa Primeira Opção (Equinócio 99,1FM), o processo de inscrição da Chamada Escolar Unificada 2023.

Segundo ele, o processo é basilar para as etapas seguintes até a confirmação da vaga. “A Chamada Escolar é um requisito fundamental no sentido de que o Município saiba quem são e onde estão esses alunos. Com isso, conseguimos montar nosso planejamento. Ela garante acesso rápido às etapas seguintes que são a pré-matrícula e matrícula”, declarou.

Elbry também explicou que, além de tudo, a chamada unificada consegue fazer o reordenamento de vagas. “Os pais que realizam esse processo inicial indicam onde pretendem matricular os filhos. Diante disso, fazemos esse remanejamento. Outro detalhe importante é que passamos a conhecer onde essas pessoas residem. Então, a preferência é que seus filhos estudem em escolas nos bairros onde elas moram, assegurando comodidade”, disse.

Além da capital, a chamada é válida para distritos e comunidades rurais macapaenses. “Para os interessados em estudar nas escolas municipais localizadas na zona urbana, é possível realizar o preenchimento do formulário on-line disponível em www.escolapublica.ap.gov.br. Já para os interessados em estudar na zona rural, o preenchimento do formulário pode ser feito de forma presencial na escola pretendida. Mas, se a pessoa que reside na sede da capital tiver dificuldades de acesso ao sistema eletrônico, ela pode procurar a escola em que busque a vaga que será atendida”, garantiu o subsecretário.

Outro detalhe importante é que a Chamada Escolar garante aqueles que se inscrevem no certame mais celeridade no atendimento. Quem não fizer a chamada não fica excluído do processo, mas corre alguns riscos no momento de tentar buscar a vaga.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever interessados em vagas na Educação Infantil (creches e pré-escola), no 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 4ª etapas do Ensino Fundamental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Qual a documentação necessária?

Para realizar a Chamada Escolar Unificada 2023, os pais e responsáveis precisarão do RG, CPF, comprovante de residência, e-mail e número de telefone para contato.
O estudante menor de 18 anos precisará da certidão de nascimento, CPF e carteira do SUS. Já o estudante maior de 18 anos precisará dos mesmos documentos, com acréscimo de e-mail para contato.

Quando encerra o período de inscrição?

A Chamada Escolar seguirá até o dia 17 de novembro. O processo atende ao regime de colaboração entre a Secretaria Municipal de Educação de Macapá (Semed) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo