CidadeEleições

Jovens relatam a emoção do 1º voto

O aumento do eleitorado foi particularmente expressivo na faixa etária de jovens de 16 e 17 anos, na qual o alistamento eleitoral e o voto são facultativos

Luciane Alves / Da Redação

A votação no primeiro turno das eleições na zona sul da capital amapaense seguiu tranquila durante todo o domingo. Eleitores foram exercer a cidadania desde as primeiras horas e não deixaram para última hora.

Desde as últimas eleições gerais em 2018, as estatísticas do eleitorado brasileiro habilitado para votar nas Eleições Gerais de 2022 mostraram que o número de eleitoras e eleitores cresceu 6,21%, passando de 147 milhões para um pouco mais de 156 milhões nas Eleições 2022. Um aumento que supera o próprio crescimento de 1,47% da população no mesmo período, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa foi a primeira eleição de Thiago Baliero, o local de votação foi a Escola Estadual Cecília Pinto, localizada no bairro do Muca. Para ele, é importante exercer a cidadania e escolher seu representante.

O aumento do eleitorado foi particularmente expressivo na faixa etária de jovens de 16 e 17 anos, na qual o alistamento eleitoral e o voto são facultativos. Essa elevação reverteu uma série estatística de sucessivas quedas no interesse dos adolescentes pelo voto, ocorrida a partir das eleições de 2010. Ou seja, isso mostra que em 2022 houve uma reação significativa.

No colégio Alexandre Vaz Tavares, encontramos a jovem Viviane, que com apenas 16 anos, não deixou de escolher seu representante, ao lado da mãe que era só orgulho. Ele informou que votou com consciência por toda população. Parte desse crescimento da consciência cidadã entre os jovens e o maior envolvimento dos idosos com o processo eleitoral pode ser atribuído às campanhas lançadas pelo TSE para convidar um e outro grupo etário a se alistar ou regularizar a sua situação cadastral.

A campanha “Bora Votar!”, lançada em 2021, e a Semana do Jovem Eleitor, em 2022, mobilizaram toda a Justiça Eleitoral para incentivar adolescentes a partir de 16 anos incompletos – mas que já teriam essa idade em 2 de outubro – a tirarem o seu primeiro título de eleitor.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo