CidadeEleições

Fiscais relatam o trabalho dentro das seções eleitorais

As credenciais de fiscais, delegadas e delegados foram expedidas, exclusivamente, pelos partidos políticos e pelas federações de partidos, sendo desnecessário o visto da juíza ou do juiz eleitoral

Luciane Alves / Da Redação

Os mais de 500 mil eleitores que estavam aptos a votar no Amapá, não enfrentaram problemas neste domingo. O fluxo de votação seguiu tranquilamente. Apenas na Zona Norte da capital, alguns eleitores deixaram para votar na última hora, e a computação dos votos ocorreu após o fechamento dos portões, já que filas acabaram se formando.

O Estado tem 10 Zonas Eleitorais, 355 locais de votação e seções eleitorais, sendo 294 com acessibilidade. Todas as seções, contaram com fiscais, recrutados pelos partidos políticos, têm o importante papel de garantir a democracia e a integridade do processo eleitoral, enquanto a votação está em andamento. Na Escola Cecilia Pinto, localizada no Muca, conversamos com José Maria Gurjão que falou da tranquilidade do leito em todas as escolas localizadas na zona Sul. “Está uma eleição muito tranquila, os eleitores estão comparecendo com a lealdade de obedecer aos critérios estabelecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral”, disse ele à nossa equipe.

Além do trabalho, o fiscal também é um eleitor, e não pode ficar de fora deste pleito. Estudando Ciências Políticas, o tenente Gurjão, fala também da importância em escolher o nosso representante corretamente.
“Hoje, a gente tem que analisar de um por um, quem é o candidato, de que família ele é, quais são suas reais propostas. Devemos pensar no coletivo”, enfatiza.

Saímos do bairro do Muca, e fomos para o Santa Rita, onde encontramos muita tranquilidade, onde o advogado J. Coutinho estava atuando como fiscal jurídico, coordenando os fiscais de uma determinada coligação que estava atuando na Escola Estadual José de Anchieta. “Nós orientamos os fiscais, para que notem algumas irregularidades, algumas questões de irregularidades como manifestações pedindo ou incitando votos para seus candidatos“, disse ele.

De acordo com a Justiça Eleitoral, cada partido ou federação pode nomear dois (duas) delegados(as) por zona eleitoral e dois(duas) fiscais por mesa receptora. Na fiscalização da mesa receptora, só pode atuar uma pessoa por vez, sendo que cada fiscal pode acompanhar mais de uma seção eleitoral.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo