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Debate nacional de logística, em Rondônia, tem destaque para o Porto de Santana

O Arco Norte, formado pelos portos de Santarém (PA), Santana (AP), Itaqui (MA), Ilhéus (BA), além de terminais como o de Vila do Conde (PA) e Ponta da Montanha (PA), foi o responsável por mais da metade da movimentação da soja e do milho do país no primeiro semestre.

O crescimento da participação do Arco Norte em movimentação de grãos é um dos destaques do Norte Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária. O evento, aberto na segunda-feira (12), segue até esta terça-feira (13), na Federação das Indústrias (Fiero), em Porto Velho (RO). A iniciativa, promovida pelo Brasil Export, reúne autoridades do setor portuário, logístico e de infraestrutura para discutir os cenários atuais e possíveis melhorias aos segmentos.

O Arco Norte, formado pelos portos de Santarém (PA), Santana (AP), Itaqui (MA), Ilhéus (BA), além de terminais como o de Vila do Conde (PA) e Ponta da Montanha (PA), foi o responsável por mais da metade da movimentação da soja e do milho do país no primeiro semestre deste ano, de acordo com os dados publicados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A região movimentou 51% desses produtos e, em um resultado inédito, ultrapassou outros complexos brasileiros neste tipo de operação.

Quando se analisam as instalações portuárias que realizam suas operações pelos rios do País, só os terminais do Arco Norte respondem por 91% desse tipo de movimentação.

Ano a ano as regiões Norte e Nordeste vêm crescendo em participação na movimentação portuária. Em 2010, apenas 23% da soja e milho eram movimentadas pelo arco, contra 77% das demais regiões, cenário bem diferente do atual.

Um dos motivos do bom desempenho é a localização geográfica desses complexos, que fica a uma distância menor dos portos da Europa e da Ásia e tem recebido mais infraestrutura de transporte e instalação de terminais nos últimos anos.

Já o complexo de Porto Velho, localizado na margem direita do rio Madeira e administrado pela estatal Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (SOPH), se prepara para novas oportunidades de exploração, como a energia renovável, e também será destaque na programação.

Em pauta estão ainda o estudo para o planejamento estadual de transportes que está sendo desenvolvido pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL); o desenvolvimento da navegação interior e a segurança das cargas na região Norte; previsão de investimentos por agentes públicos e privados, e iniciativas governamentais para o fomento de novos negócios na região.

A programação começou com uma visita técnica em navegação ao porto organizado e terminais privados que operam na região. A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais. Os palestrantes foram Flavia Takafashi, diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), e Bruna Denise Lemes de Arruda Santoyo, coordenadora-geral de Hidrovias no Ministério da Infraestrutura.

Nesta terça-feira, a abertura da programação teve a participação do presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos, e do presidente do Conselho do Norte Export, Sergio Aquino. Neste dia, ao todo, serão quatro painéis que levantarão questões pertinentes ao desenvolvimento da região Norte.

A participação presencial no Norte Export é exclusiva para conselheiros, patrocinadores e autoridades convidadas. O público em geral tem acesso gratuito à transmissão online e ao vivo das atividades pelo site do Portal BE News.


Imagem: Divulgação

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