Banner principalPolícia

PF inspeciona avião da Gol após tripulação encontrar objeto suspeito

Segundo a Polícia Federal e a companhia aérea, o artefato se tratava de uma bateria portátil conectada a ‘fios improvisados’

A Polícia Federal (PF) fez inspeção nesta quinta-feira (5) em um avião da Gol Linhas Aéreas que decolou do Rio de Janeiro com destino a Macapá, no Amapá. A corporação mais a Polícia Militar amapaense e paraense foram acionados após a tripulação da aeronave encontrar um artefato suspeito no bagageiro, durante conexão em Belém, no Pará.

Após a conclusão dos procedimentos, a PF comunicou que o objeto se tratava de uma bateria portátil conectada a “fios improvisados”. Apesar de descartado o risco, a corporação apreendeu o eletrônico e vai analisar o caso. O dono do dispositivo, que não foi identificado, pode ser responsabilizado.

A Gol Linhas Aéreas também informou que o objeto se tratava de uma bateria portátil. A companhia disse que adotou procedimentos de segurança após a identificação do objeto e acionou a PF. A empresa ainda declarou que os clientes do voo seguinte que seria operado na aeronave “estão recebendo toda a assistência necessária”.

A concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA), responsável pelos aeroportos internacionais de Belém e Macapá, disse que acionou “plano de contingência” em ambos lugares. Segundo a administradora, “não houve registro de impactos aos demais voos em nenhum dos aeroportos”.

Íntegra da nota da Gol Linhas Aéreas

“A GOL Linhas Aéreas informa que, em cumprimento aos seus rígidos protocolos de segurança e em total cooperação com a Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária do Aeroporto Internacional de Macapá (MCP), colabora com as autoridades competentes na inspeção de uma de suas aeronaves na tarde desta quinta-feira”.

“O procedimento foi iniciado após a identificação de um objeto suspeito (powerbank) na aeronave. A Polícia Federal foi prontamente acionada para realizar a apuração necessária no local e conta com total apoio da Companhia. Clientes que aguardavam a aeronave para o próximo voo estão recebendo toda a assistência necessária”.

“A GOL reforça que a Segurança é seu valor número 1 e que todas as medidas visam garantir o cumprimento dos protocolos exigidos para situações como esta”.

Íntegra da nota da concessionária Norte da Amazônia Airports

“A Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária dos Aeroportos Internacionais de Belém e Macapá, informa que o plano de contingência foi acionado em ambos os aeroportos na tarde desta quinta-feira, após um objeto suspeito ser identificado em uma aeronave da aviação comercial, com previsão de operar a rota entre os dois aeroportos”.

“A Polícia Federal foi acionada para as devidas providências, e a concessionária acompanhou, junto à companhia aérea e demais autoridades, todo o processo de inspeção nos dois aeroportos. Após a conclusão da inspeção em Macapá, a aeronave foi liberada, e não há registro de impactos aos demais voos em nenhum dos aeroportos geridos pela concessionária. A NOA reforça que seguiu todos os protocolos e normas de segurança aplicáveis à situação”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo