Prefeitura de Macapá amplia rede psicossocial com entrega do CAPS Esperança
Unidade garante cuidado especializado, contínuo e humanizado a adultos com transtornos mentais graves e persistentes

A Prefeitura de Macapá entregou nesta segunda-feira (15) o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Esperança tipo II, consolidando um avanço histórico na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município. A unidade é a primeira na capital e amplia o acesso ao cuidado em saúde mental para pessoas maiores de 18 anos e está localizada no bairro Infraero II, na Zona Norte da capital.
A entrega do CAPS Esperança integra a programação do Festival de Fim de Ano da Prefeitura de Macapá, iniciativa que reúne ações, serviços e inaugurações voltadas à população, celebrando conquistas importantes da gestão municipal. O momento também marca um feito histórico, trata-se da primeira obra do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) Seleções do Governo Federal concluída e entregue no estado do Amapá.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou que a entrega representa um compromisso direto com a vida e com o cuidado integral da população.
“Estamos entregando um equipamento que cuida de pessoas, que acolhe histórias e que garante dignidade a quem enfrenta o sofrimento mental. O CAPS II simboliza um novo tempo para a saúde de Macapá e também um marco para o Amapá, por ser a primeira obra do Novo PAC Seleções, no eixo saúde do programa do governo federal entregue no estado”, disse.

Com estrutura moderna e adequada às diretrizes do Ministério da Saúde, o CAPS Esperança dispõe de consultórios multiprofissionais, salas para atendimentos individuais e coletivos, espaços terapêuticos, área de convivência, farmácia, sala de acolhimento e setores administrativos. A obra recebeu investimento de R$ 2.196.733,86, viabilizado por meio do Novo PAC, mais contrapartida do Tesouro Municipal, assegurando um ambiente preparado para o cuidado integral, seguro e humanizado.
A unidade contará com equipe multiprofissional especializada, composta por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e profissionais de apoio. Serão ofertados atendimentos psiquiátricos e psicológicos, acompanhamento terapêutico contínuo, oficinas terapêuticas, ações de reabilitação psicossocial e suporte às famílias, promovendo cuidado em liberdade e fortalecimento dos vínculos sociais.



Essa é a segunda unidade de acolhimento em saúde mental entregue neste ano pela Prefeitura de Macapá. Em setembro foi entregue o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CASPi) Acolher, localizado na Zona Norte, o espaço é voltado para o atendimento a crianças e adolescentes de 3 a 17 anos e 11 meses, ampliando o acesso ao tratamento de crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes.



