Banner principalGeral

COP30 volta a discutir pontos sem consenso entre países

Assuntos em discordância incluem financiamento de países ricos, metas climáticas, transparência e medidas unilaterais de comércio

Após adiamento, a COP30 volta a discutir os quatro tópicos ainda em aberto na agenda da conferência — que tem 145 itens. A princípio, um acordo seria proposto na última quarta-feira (12), mas, sem consenso, haverá nova rodada de discussões, como anunciou, ainda na quarta, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago.

Os assuntos que geram discordância incluem o financiamento de países ricos àqueles em desenvolvimento; as chamadas NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas); relatórios de transparência e medidas unilaterais de comércio.

As NDCs são os compromissos construídos por cada país para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, como previsto no Acordo de Paris.

A presidência brasileira tenta alcançar um acordo em torno dos quatro temas em aberto. Para não impedir o início das negociações, os itens foram retirados da agenda antes do começo da COP30. Ficou decidido que os assuntos seriam tratados em separado.

Para que a COP pudesse começar, os 194 países participantes – mais a União Europeia – precisavam concordar sobre todos os tópicos da agenda. Por isso, foi acordada a discussão à parte.

A COP30 é a conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) que discute as mudanças climáticas. O evento começou na última segunda (10) e se estende até 21 de novembro, em Belém (PA).

‘Espírito de cooperação’

“As partes têm discutido tão abertamente, tão construtivamente sobre os quatro assuntos, que decidimos colocar sob a coordenação da presidência, que pediram para continuar as discussões”, anunciou Corrêa do Lago, na quarta.

“Portanto, teremos no sábado outra plenária, na qual reportaremos o progresso”, completou, ao citar “espírito de cooperação” entre os negociadores.

“Posso dizer que o espírito de cooperação envolveu muito os negociadores e tenho que agradecer aqui publicamente o espírito construtivo extraordinário que todas as delegações demonstraram nesta discussão”, acrescentou o presidente.

“Espero que possamos trazer a vocês algumas soluções maravilhosas trazidas pelas partes para superar todas essas questões, que são tão importantes para os países e que originalmente não estavam na agenda. Encontramos uma maneira de colocá-las na COP30 e inspirar esses debates”, declarou Corrêa do Lago.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo