Programa Criança Alfabetizada busca fortalecer a Educação Infantil na rede de ensino municipal

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realiza nesta sexta-feira (19), a 3ª Formação do Programa Criança Alfabetizada (PCA), para professores da Educação Infantil (1° e 2° períodos) deste ano de 2025.
A formação ocorre no Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe, centro de Macapá, e traz o tema “As crianças e as investigações na Educação Infantil: trabalhando com projetos”.
O evento reúne mais de 460 profissionais, divididos nos turnos da manhã e tarde, com o objetivo de qualificar práticas pedagógicas, promover a troca de experiências e fortalecer a Educação Infantil na rede de ensino.

Programa Criança Alfabetizada
É um dos programas educacionais gerenciados pela SEMED, instituído pela Lei 2.448 de 2 de dezembro de 2019, que institui o Regime de Colaboração da Educação do Estado do Amapá com os municípios que aderiram ao Colabora Amapá Educação.
O Programa estabelece como finalidade o apoio técnico, financeiro e pedagógico a esses municípios, visando ampliar as oportunidades de desenvolvimento da aprendizagem, na Educação Infantil e na etapa inicial da Alfabetização dos alunos do Ensino Fundamental I, proporcionando a melhoria da qualidade da aprendizagem e garantindo a equidade no ensino.
Por meio do PCA, a rede municipal ensino de Macapá, aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em 2023.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como objetivo garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental. Fundamenta-se na equidade educacional, na colaboração entre União, estados e municípios e no fortalecimento da cooperação federativa.