Prefeitura de Macapá entrega CAPSi da Zona Norte
Nova unidade deve atender 1.500 famílias e integra o maior complexo de Neurodesenvolvimento Infantil do Norte do país

A inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CASPi) Acolher, nesta sexta-feira (5), na Zona Norte de Macapá, foi marcada por expectativa de novas possibilidades para famílias.
A nova unidade busca oferecer atendimento a crianças e adolescentes de 3 a 17 anos e 11 meses, ampliando o acesso ao tratamento de crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes.



A previsão é de que cerca de 1.500 famílias sejam acompanhadas. O serviço integra cuidado clínico e ações de fortalecimento dos vínculos sociais, familiares e comunitários, oferecendo acolhimento humanizado e suporte multiprofissional.
Durante a inauguração, o prefeito Dr. Furlan destacou o avanço da política de saúde mental no município: “Desde 2022, o trabalho para fortalecer e garantir espaços que promovam e acompanhem a saúde mental vem sendo ampliado. Estamos investindo na prevenção, no acompanhamento especializado e no tratamento, cuidando das famílias de Macapá”, afirmou.

O espaço conta com uma equipe multiprofissional formada por médicos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos e nutricionistas, garantindo um cuidado integral para os usuários.

A unidade faz parte do Centro de Neurodesenvolvimento infantil, que reúne outras unidades de referência, como o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes e a Clínica-Escola Coração Azul da Zona Norte, política de ampliação dos serviços especializados à população.