Azul inicia voos da Petrobras em Oiapoque para futura perfuração de poços de petróleo

A Azul Linhas Aéreas iniciou voos para mais uma cidade brasileira em um fretamento exclusivo para a Petrobras, que se prepara para explorar petróleo na região do extremo norte do país.
O ATR 72-600, matrícula PR-YXE, decolou de Macapá com destino a Oiapoque, ambas no estado do Amapá. A cidade fronteiriça com a Guiana Francesa está próxima à área onde a Petrobras pretende iniciar perfurações na Bacia da Foz do Rio Amazonas.

Os primeiros poços de petróleo deverão ser perfurados a cerca de 175 quilômetros ao nordeste de Oiapoque. Para isso, a Azul realizou voos nos dias 22 e 25 deste mês, transportando equipes da Petrobras para a chamada Avaliação Pré-Operacional (APO), última etapa necessária para a concessão da licença ambiental de exploração.
A avaliação foi concluída na tarde de ontem (27), mas ainda não há previsão oficial para o início efetivo da exploração. Como Oiapoque não conta com voos regulares, a expectativa é de que a Azul realize novos fretamentos para atender às operações da Petrobras em uma das cidades mais setentrionais do Brasil.
Com o encerramento das operações da Voepass, a Azul também tem ampliado sua atuação no transporte de funcionários do setor de óleo e gás dentro da Bacia Amazônica. Esses voos são voltados à operação onshore, diferente da futura exploração no Amapá, que será offshore, ou seja, em alto-mar.