Banner principalPetróleo Amapá

Força total: Petrobrás prepara maior estrutura de operação em simulação de extração de Petróleo no AP

Exercício com Plano de Emergência deve começar neste sábado (24), a 500 km da foz do Amazonas, segundo a empresa.

A última etapa para que se inicie a prospecção de petróleo, no bloco FZA-M-59, na Margem Equatorial do Brasil, foi indicada pela Petrobras, que prevê o início da simulação ainda neste domingo (24), a 175 quilômetros da Costa do estado do Amapá. A logística envolve os melhores recursos operacionais à disposição da petrolífera, como a sonda ODN-II, uma das maiores do mundo.

Chamada de APO, a Avaliação Pré-Operação será monitorado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o atendimento da petrolífera quanto às ações previstas nos Planos de Proteção e Atendimento à Fauna e no Plano de Emergência (PAE).

A sonda NS-42 chegou à locação em águas profundas do Amapá, a 500 quilômetros da foz do Rio Amazonas, na segunda (18). Por meio da simulação de uma ação de resposta a um acidente, o Ibama avaliará aspectos como a eficiência dos equipamentos, agilidade, cumprimento dos tempos de atendimento à fauna previstos e comunicação com autoridades e partes interessadas.

O exercício envolverá mais de 400 pessoas e contará com recursos logísticos como embarcações de grande porte, helicópteros e a própria sonda de perfuração, que será posicionada no local onde o poço será perfurado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo