Mais de 34 mil chamadas de urgência e emergência foram registradas no Ciodes no 1º semestre de 2025

O Governo do Amapá contabilizou 34.168 registros de solicitações de atendimento para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), durante o primeiro semestre de 2025. O órgão gerencia as chamadas de urgência e emergência feitas por moradores de todo o estado pelos números 190 e 193.
Dados
Nos seis primeiros meses deste ano, cerca de 22,5% das demandas do Ciodes foram direcionadas para atendimento de poluição sonora, com 7.694 chamadas. Outro número que, mesmo parecendo alto, se torna positivo para a sociedade, é o de chamados para atendimentos de violência contra a mulher, que registrou 3.812 ligações.
Segundo a coordenação do Ciodes, com a implantação do ‘Box Lilás’ mais mulheres confiam e denunciam para este canal de atendimento. A iniciativa consiste em uma cabine de atendimento prioritário para ocorrências de violência doméstica ou familiar, operacionalizada dentro da sala de teleatendimento do Ciodes.
Em 2024, a operacionalização do Ciodes, em uma parceria inédita entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), teve implantada o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que agilizou e ampliou os atendimentos de urgência em saúde no estado. Nesse contexto, foram 1.292 comunicações de emergência clínica registradas.
Trotes ainda preocupam
Outro dado que chama a atenção e preocupa, ainda são os trotes. Do total foram 3.827 ligações falsas realizadas e registradas no sistema, o que gera cerca de 12% do total de requisições para a central de atendimento. Um dos projetos do Ciodes de combate é o “Alôzinho”, que prioriza a conscientização da sociedade, principalmente das crianças.
Atendimentos
- 3.008 averiguações diversas;
- 1.811 acidentes de trânsito com vítima;
- 888 acidentes de trânsito sem vítimas;
- 1.443 registros de ameaças;
- 1.097 captura/resgate de animais;
- 426 chamadas para tráfico de drogas;
- 387 registros de chamadas para agressão física;
- 327 chamadas para atendimento de rixa e/ou briga;
- 314 comunicações para furtos;
- 445 atendimentos para denúncias diversas.