PF deflagra operação contra garimpo ilegal no Amapá
Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em desfavor de indivíduo suspeito de comandar área de garimpo entre Porto Grande e Pedra Branca do Amapari

A Polícia Federal deflagrou a operação “Entreposto” nesta sexta-feira, (15), com o objetivo de cumprir um mandado de busca e apreensão contra um indivíduo suspeito de realizar extração ilegal de minérios na região de Pedra Branca do Amapari/AP. A ação busca atuar em uma fazenda que, supostamente, é o ponto logístico de toda a ação criminosa.

As investigações tiveram início após uma prisão em flagrante ocorrida no início de 2025, quando a PF apreendeu com o investigado cerca de meio quilo de ouro, munições de diversos calibres e uma arma de fogo com numeração raspada.

O material apreendido na ação de hoje será analisado e integrado ao inquérito policial, que apura crimes relacionados à exploração ilegal de recursos minerais e posse irregular de arma de fogo.

O investigado poderá responder por crime de usurpação de bens da União, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, e se condenado, as penas podem superar os 10 anos de reclusão, mais pagamento de multa.