
Começamos, no Rio de Janeiro, as gravações do samba-enredo concorrente pela etapa Amapá do concurso de Samba-Enredo da Estação Primeira de Mangueira para o Carnaval 2026, as etapas finais da gravação terminarão no nosso chão sagrado, no Amapá.
Três mulheres pretas, matriarcas da cultura amapaense: Verônica dos Tambores, Piedade Videira e Laura do Marabaixo, professoras, ativistas e guardiãs da nossa ancestralidade, uniram forças com três entusiastas do nosso carnaval: Antônio Neto, Clóvis Júnior e Marcelo Zona Sul.
No sopro do vento que vem do Rio e beija o Amapá, nasceu um canto. Escrevemos mais que um samba, uma poesia, dedicada ao Mestre Sacaca e a toda a diversidade, riqueza e resistência do nosso povo. Trazendo elementos que expressam o sentimento amapaense.
No próximo dia 15 de agosto começa o concurso. O campeão da etapa Amapá, será levado direto para as finais no Rio de Janeiro, defendendo nossa bandeira amapaense com muito orgulho na comunidade verde-rosa, que carrega o Amapá no coração.
Esse é um projeto coletivo, genuinamente amapaense, feito com amor, suor e o som que corre nas nossas veias.
Desde já, contamos com o apoio de todos que amam o carnaval e a nossa cultura!
Vamos todos juntos, de corpo e alma, cantar:
✨ “Sacaca, eu escutei uma voz…” 🎤