
O Governo do Amapá alcançou um marco inédito na saúde pública do estado ao realizar, no mês de julho, 816 cirurgias eletivas por meio do programa Zera Fila – superando com folga a meta mensal de 650 procedimentos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), esse é o maior volume de cirurgias já registrado em um único mês pelo Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), em Macapá.
De dezembro de 2024 até julho de 2025, já foram realizados 4.822 procedimentos cirúrgicos, com um impacto direto na redução da fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. O avanço nos índices é fruto de uma gestão compartilhada com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), responsável pelo atendimento no Hcal.
O “Zera Fila” é o principal programa do Governo do Amapá voltado à redução da fila de cirurgias eletivas, muitas delas represadas há anos. Com foco na celeridade dos atendimentos, o programa garante acesso a procedimentos como colecistectomias, histerectomias, hérnias, cirurgias ortopédicas, vasculares e urológicas, entre outras.
Principais cirurgias
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, os principais procedimentos realizados em julho foram:
- Cirurgias gerais – 287
- Ortopedia – 199
- Urologia – 121
- Neurocirurgia – 46
- Vascular – 22
- Oncologia – 21
- Torácica – 19
- Cabeça e pescoço – 16
Outras especialidades (como otorrinolaringologia, mastologia, plástica, bucomaxilofacial etc.) totalizaram os demais procedimentos até alcançar os 816. O Governo do Amapá segue comprometido com a ampliação e continuidade do programa.