Baleia de 14 metros é encontrada por fazendeiros na Ilha de Viçosa no Marajó
Local fica cerca de 4 a 6 horas de barco de Macapá, capital do Amapá

Por Mariana Braga I Grupo Equinócio de Comunicação
Uma baleia foi encontrada nesta quarta-feira (30) por fazendeiros na Foz do Rio Amazonas. O encalhe foi registrado na ilha da viçosa, no Arquipélago do Marajó.

O telespectador Márcio Lacerda informou que tem parentes na região em que a baleia foi encontrada, e que conseguiu o registro do vaqueiro que localizou o animal.
Segundo o IEPA (Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá), pesquisadores conferiram que o animal possui 14 metros de comprimento, e que essa região fica cerca de 4 a 6 horas de barco de Macapá. De acordo com a pesquisadora Cláudia fui, que é coordenadora do PCMC (Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos) no Amapá, ao que tudo indica o animal encontrado é da espécie baleia-de-bryde, espécie presente nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Mas para confirmar essa informação, a equipe de pesquisadores irá analisar a dorsal do animal para ter a certeza da espécie.
Foram coletadas partes do material biológico da baleia, como amostra de sangue, músculos, capa de gordura e outros. Todo esse material também será analisado e fará parte da coleção do IEPA. Está previsto para que nos próximos dias, outra equipe vá até o local do encalhe para desossar o animal e trazer o esqueleto para Macapá.

Disque-encalhe
Em uma situação de encalhe de animais marinhos, a população pode acionar as instituições responsáveis sobre o caso. É importante detalhar o maior número de informações para a equipe, com fotos e vídeos, para que os profissionais saibam como atuar na situação. Caso o animal esteja vivo, é necessário manter distância para não os estressar.
No Amapá, caso sejam avistados animais marinhos encalhados, é possível entrar em contato com os números abaixo
- IEPA: (96) 9206-3344
- IFAP: (96) 99116-3712