Câncer no intestino: entenda doença que vitimou Preta Gil aos 50 anos
Cantora anunciou em janeiro de 2023 câncer do tipo adenocarcinoma, uma forma que se desenvolve na região colorretal e partes do intestino

A artista Preta Gil morreu, na noite deste domingo (20), aos 50 anos. A cantora anunciou em janeiro de 2023 um câncer do tipo adenocarcinoma, uma forma da doença que se desenvolve na região colorretal e partes do intestino.
Logo após a descoberta da enfermidade, a cantora iniciou um tratamento com sessões de quimioterapia e radioterapia. Em agosto de 2024, passou por uma cirurgia para remover os tumores.
No entanto, exames posteriores indicaram que o câncer havia se espalhado para quatro outras regiões do corpo, o que exigiu a retomada do tratamento. Nos últimos meses, Preta Gil passou a receber tratamento nos Estados Unidos.
Sintomas e características da doença
Veja as principais características do câncer colorretal ou de intestino, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca):
1. Sangue nas fezes – A presença de sangue nas fezes muitas vezes não é um sinal de câncer, mas é preciso ficar atento. A persistência do sintoma pode ajudar a identificar a presença da doença meses antes de seu avanço. Também é importante realizar, a partir dos 50 anos, o exame laboratorial de sangue oculto nas fezes.
2. Mudanças nos hábitos intestinais – Prisão de ventre e diarreias alternadas podem ser outro sintoma precoce do câncer de intestino, segundo o Instituto Nacional de Câncer. É importante estar alerta a respeito de mudanças nas idas ao banheiro, seja em relação à frequência ou ao tipo de fezes excretadas.
3. Dores abdominais – Outro alerta possível para um câncer colorretal são dores abdominais frequentes. Gases e cólicas rotineiras podem estar relacionadas às alterações no corpo causadas pelo tumor, assim como a sensação de um “caroço” na região do ventre.
4. Fraqueza excessiva – A sensação de cansaço contínua, a fraqueza do corpo e a falta de ar são outros possíveis sintomas do câncer intestinal. Pacientes com esse tipo da doença podem desenvolver anemia, que consiste na diminuição das células vermelhas e, por isso, apresentam cansaço além do normal.
5. Perda de peso repentina – A perda de peso sem dieta pode indicar desregulação no trato intestinal. Esse sintoma pode parecer decorrente de outros fatores, como estresse e alimentação inadequada, mas é preocupante caso a mudança seja drástica e haja uma diminuição rápida de quilos na balança. O sinal pode indicar, também, outros tipos de câncer, como no pâncreas, no esôfago, no estômago e nos pulmões.
Os principais fatores de risco para tumores malignos no intestino são hábitos cotidianos como alimentação pobre em frutas, vegetais e outras fontes de fibras; consumo frequente de carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto e mortadela e ingestão excessiva de carne vermelha.