Prefeitura de Macapá lança OS para construção da Policlínica – zona sul
Nova unidade especializada será referência em diagnósticos, consultas e exames de média e alta complexidade

A Prefeitura de Macapá assinou nesta quinta-feira (17), a ordem de serviço para o início da construção da nova Policlínica Municipal. O projeto representa um dos maiores investimentos em saúde especializada da capital, com recursos do Novo PAC, totalizando R$ 17 milhões, além da contrapartida do município.
Estrutura moderna
Com atendimento voltado para consultas e exames especializados, a Policlínica contará com setores para diagnóstico por imagem (tomografia, mamografia, raio-X, ressonância magnética), ambulatórios especializados, salas cirúrgicas para procedimentos de pequeno porte, atendimento multiprofissional, núcleo de reabilitação, serviços voltados à saúde da mulher, do homem e da criança, além de espaços como a Sala Lilás, destinada ao acolhimento de vítimas de violência.
A nova unidade será edificada em um terreno com mais de 4.800 m² localizado ao lado do conjunto habitacional Açucena, e contará com cerca de 3.213 m² de área construída. A estrutura foi projetada com base no modelo de referência do Ministério da Saúde, respeitando critérios de acessibilidade, sustentabilidade e funcionalidade.
A secretária municipal de Saúde, Dra. Erica, destacou o impacto direto que a nova unidade trará para a rede pública.
“Estamos avançando além da atenção primária. Nosso compromisso é diário, e a Policlínica chega para fortalecer o atendimento de média e alta complexidade. É mais do que oferecer qualidade: é garantir que toda a população de Macapá tenha acesso a uma saúde especializada, eficiente e humana”, pontuou a secretária.
Conforto e eficiência para profissionais e pacientes
A estrutura foi pensada para garantir qualidade no atendimento, conforto para os usuários e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde. O prédio contará com ambientes com ventilação e iluminação naturais, uso racional de água, recomendação de energia solar e acessibilidade total, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

Saúde + educação
Durante a cerimônia, foram assinadas duas ordens de serviço, um combo de saúde e educação voltado para a melhoria das secretarias que são pilares da gestão.
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, reforçou que a construção da Policlínica faz parte do compromisso da gestão com a saúde especializada.
“Hoje não estamos apenas assinando uma ordem de serviço; estamos reafirmando o compromisso da nossa gestão com a saúde pública, a geração de empregos e a educação de qualidade. A construção da nova Policlínica integra um verdadeiro combo de obras que estamos executando por toda a cidade, obras que transformam vidas, fortalecem os serviços públicos e garantem mais acesso, qualidade e respeito à nossa população”, destacou o prefeito.

A Policlínica de Macapá integra o planejamento estratégico de modernização da saúde municipal, fortalecendo o atendimento humanizado, o acesso ao diagnóstico precoce e a resolutividade dos serviços prestados à população.