Ifap fica no topo do ranking do Enem 2024 na rede pública de ensino
Campus Santana obteve a maior nota média entre todas as escolas públicas

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) se mantém no topo do ranking de escolas públicas amapaenses com as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Conforme os resultados divulgados sobre as médias gerais obtidas pelos estudantes no Enem 2024, o Ifap ficou no primeiro e no segundo lugares na rede pública e entre os 12 incluindo as escolas da rede particular. São mais de dez anos nas primeiras colocações, desde que em 2013 as primeiras turmas da instituição começaram a realizar o Enem.
O campeão do ranking na rede pública do Amapá em 2024 é novamente o Campus Santana, que obteve a maior nota média entre todas as escolas públicas, com 82 alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus realizando a prova.
Já o Campus Macapá – que teve 156 estudantes na prova do Enem – ficou em segundo na rede pública amapaense. Com 71 estudantes, o Campus Laranjal do Jari obteve a quarta colocação e o Campus Porto Grande a décima posição no ranking das escolas públicas amapaenses.
“É com imensa alegria que o Instituto Federal do Amapá celebra o excelente desempenho obtido no ranking das escolas, com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio referentes ao ano de 2024. Neste ano, tivemos a satisfação de ver os campi Santana e Macapá se destacarem entre as escolas públicas, além dos resultados significativos alcançados pelos campi Laranjal do Jari e Porto Grande”, afirmou o reitor Romaro Silva.
“Desde que o Ifap, por meio do Campus Macapá, participou pela primeira vez do Enem, mantemos a liderança entre as escolas públicas do Estado. Esse resultado é fruto do trabalho dedicado dos nossos servidores, docentes e técnicos administrativos, do esforço exemplar dos nossos estudantes e também da atuação comprometida da gestão do Instituto, que tem buscado constantemente recursos, orçamento e códigos de vaga, permitindo que possamos ampliar e qualificar ainda mais nossa oferta de educação pública, gratuita e de excelência, reconhecida nacional e internacionalmente”, completou.
Para o reitor, “é importante destacar que o foco do Instituto Federal do Amapá está na educação profissional. Ao ofertar o ensino médio integrado à educação profissional, proporcionamos uma formação que contribui para o desenvolvimento do cidadão em sua plenitude – e os resultados do Enem reforçam essa convicção. Seguiremos trabalhando para que o Ifap continue crescendo, se fortalecendo e possibilitando a cada vez mais jovens o acesso a uma formação que lhes garanta excelentes oportunidades e conquistas no futuro”.