Esportes

Fluminense carrega grandes histórias em seu uniforme

O verde, o branco e o grená do Fluminense representam uma trajetória centenária no futebol

Em evidência global por ter chegado à semifinal do Mundial de Clubes da Fifa, o Fluminense possui uma história que não pode ser resumida a um único campeonato, ainda que bem-sucedido. Parte importante dessa trajetória é refletida no uniforme do clube de futebol, eternizado nas cores verde, branco e grená – mas que nem sempre teve esses tons.

Primeiro uniforme da história do Fluminense

Fluminense Football Club foi fundado em julho de 1902 e, por três anos, fez seus jogos com a elegante camiseta nas cores cinza e branca, marcado como primeiro uniforme do clube carioca.

Time do Fluminense em 1904

Já em 1905, o clube adotou aquele que se tornou um dos uniformes mais tradicionais do futebol brasileiro: o tricolor em grená, verde e branco. A mudança foi motivada por dificuldades na importação do tecido cinza, e acabou se tornando a identidade definitiva da agremiação.

Primeiro uniforme tricolor do clube (1905)

O Tricolor das Laranjeiras foi pioneiro, em 1944, do que hoje é uma regra: se tornou o primeiro clube brasileiro de futebol a utilizar uniformes numerados. A inovação, trazida da Europa, facilitava a identificação dos jogadores pelos torcedores e pela imprensa, e rapidamente foi adotada por outros times.

Tricolor das Laranjeiras em 1944 com os uniformes numerados

Fluminense campeão da Libertadores e sucesso no Mundial

Mais recentemente, uniformes que marcaram o legado do clube foram aqueles vestidos na conquista da Libertadores da América, em 2023. Com design clássico, faixas verticais e gola careca, a camiseta principal resgatou elementos do passado e fez história em jogadores como Germán Cano e Felipe Melo.

Em 2025, na estreia do novo formato da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o Fluminense apresentou uma releitura moderna do seu uniforme clássico. Mantendo as cores tradicionais, o design trouxe cortes mais ajustados e detalhes dourados sutis em homenagem ao título da Libertadores.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo