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Central de Regulação de Macapá reforça importância de agendamentos de saúde

Munícipes devem estar atentos aos números oficiais para garantir a confirmação de consultas e exames na rede municipal de saúde

A Central Municipal de Regulação de Consultas e Exames é responsável pelo funcionamento do sistema de agendamentos da rede municipal de saúde. O serviço é fundamental para garantir acesso ágil e organizado às consultas, exames e demais procedimentos médicos no município.

A Central atua como elo entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e os serviços ofertados. Atualmente, os únicos canais oficiais de contato da Central para sanar dúvidas e contato direto são:

  • (96) 3213-6200 (somente ligações)
  • (96) 99196-1841 (somente mensagens de texto via WhatsApp)

A população é orientada a atender ligações e responder mensagens vindas desses números, uma vez que eles são utilizados para repassar informações, esclarecer dúvidas e confirmar datas e horários dos atendimentos agendados.

Como funciona o agendamento?

Para acessar os serviços ofertados, os usuários devem procurar o Serviço de Arquivamento Médico (SAME) em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), apresentando o encaminhamento médico e documentos pessoais. A UBS então formaliza a solicitação via sistema e-SUS Regulação, que é encaminhada à Central.

Antes da confirmação da consulta ou exame, a equipe de regulação avalia se o pedido cumpre os critérios estabelecidos para o procedimento desejado. O contato com o paciente é feito primeiramente por telefone, para esclarecimentos, e depois por mensagem para confirmar a presença no dia, hora e local disponíveis.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforça que o atendimento a essas ligações é essencial para que o serviço funcione de forma eficiente.

“Sem a resposta do usuário, não é possível garantir o comparecimento nem realizar o agendamento de maneira segura, o que pode causar perda de vaga e atrasos no atendimento de outros pacientes”, explica Kleverton Siqueira, coordenador da Central de regulação.

A Central não realiza ligações de cobrança e não solicita dados bancários, apenas informações referentes ao processo de agendamento em saúde.

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