
A Toyota apresentou a 6ª geração do seu SUV de maior sucesso, o RAV4. Basicamente, trata-se de uma evolução da quinta geração, lançada em 2019: a plataforma TNGA modular foi atualizada, bem como o trem de força, mecânica e tecnologias. No exterior, o modelo será oferecido apenas em versões híbridas convencionais (HEV) e híbridas plug-in (PHEV).
Qual o tamanho do novo RAV4?
A própria marca afirma, porém, que o SUV segue com o mesmo porte e dimensões anteriores: cerca de 4,60 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,70 m de altura e distância entre-eixos de 2,69 m. O porta-malas cresceu cerca de 15 litros, graças a mudanças de acabamento e posição do banco traseiro.

Apesar de ainda remeter a geração anterior em algumas linhas, o novo RAV4 muda de estilo com linha de cintura mais alta, e linhas dianteiras e traseiras que seguem as mais novas identidades visuais da Toyota. São três estilos para o SUV: Core (mais urbano e tradicional), Rugged (rústico, com estilo aventureiro) e Sport (que estreia a versão GR Sport), e toda a linha passa a ser eletrificada.
Motorização
O powertrain foi atualizado. O motor 2.4 16v a gasolina segue responsável pela combustão, e, nas versões híbridas convencionais, é casado a um motor elétrico, elevando a potência a quase 230 cv nas versões de tração dianteira (configuração inédita), ou aproximadamente 240 cv nas de tração integral (AWD). Para se ter uma ideia, a versão atualmente vendida no Brasil ronda os 220 cv com tração integral.

Porém, o maior destaque vai para as versões PHEV, híbridas plug-in, que recebem baterias de tração 30% maiores, chegando a quase 23 kWh. Graças a evoluções, a recarga também está bem mais rápida: são cerca de 30 minutos para recuperar 70% da carga, segundo a marca. Impressiona a autonomia elétrica declarada pela Toyota, de 150 km com uma carga, bastante superior aos 95 km divulgados anteriormente.
Além disso, as versões híbridas plug-in tiveram potência aumentada de 306 para 324 cv, graças ao motor elétrico dianteiro recalibrado, que agora passa dos 200 cv. Nessas versões PHEV, a marca fala em 5,8 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h.
A nova geração do sistema híbrido plug-in também promete melhor condução, de acordo com a Toyota. Há um centro de gravidade mais baixo e maior rigidez da carroceria, graças à nova localização da bateria sob o assoalho. Isso foi alcançado com a incorporação do conversor CC à unidade de controle de potência (PCU), que está menor, e passa a vir junto da transmissão automática.
E, pela primeira vez, o RAV4 plug-in pode ser transformado em um gerador ambulante, através da tecnologia V2L: com ela, junto de um cabo específico, é possível conectar aparelhos elétricos e eletrônicos ao carro, fazendo do veículo uma espécie de “usina elétrica” que fornece energia em diferentes situações.
Interior
Na cabine, apesar do estilo mais simples e minimalista, há novos painel, volante, bancos, laterais de portas e console. Nas telas, 12,3” para o painel de instrumentos e 12,9” para a multimídia que, entre outros, traz navegador GPS atualizado em tempo real e tecnologia de comandos de voz.

Tecnologias
A Toyota também deu atenção especial à tecnologia embarcada do seu SUV queridinho, que já vendeu mais de 15 milhões de unidades pelo mundo desde a estreia inicial, em 1994. Ela adotou um novo software para a multimídia, batizado de Arene, que também comanda outras partes eletrônicas e sistemas do carro, como os assistentes de condução.

Falando neles, como novidades, há alerta de tráfego cruzado frontal, novo monitor de ponto-cego com alerta de aproximação traseira (detecta outro veículo vindo em rota de colisão com a traseira do RAV4, avisando o motorista), e sistemas de alerta de saída de faixa e assistente de mudança de faixa aprimorados. A função Advanced Park permite que o motorista controle o estacionamento a partir de um smartphone, mesmo estando do lado de fora do carro.

Mercado
Apesar de já ter sido revelada em detalhes, a nova geração do RAV4 só deve chegar aos mercados principais (Japão e EUA, principalmente) no início de 2026. Depois, segundo a Toyota, o lançamento ocorrerá “sucessivamente” em mais de 180 países pelo mundo. O Brasil, claro, está nessa lista, mas ainda sem previsão de datas.
