Professora da Unifap recebe maior honraria do Conselho Federal de Farmácia
Professora Doutora Lorane Izabel da Silva Hage Melim lidera o projeto Reviver que oferta atendimentos gratuitos para pacientes com Alzheimer e Parkinson

Com um extenso e brilhante trabalho desenvolvido no estado do Amapá, a Professora Doutora Lorane Izabel da Silva Hage Melim, do curso de Farmácia da Universidade Federal do Amapá (Unifap), foi homenageada com a Comenda do Mérito Farmacêutico, a maior distinção concedida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).
“É uma imensa gratidão e satisfação ter sido reconhecida pelos conselheiros federais Carlos Sena e Marlisson Rego, do Conselho Federal de Farmácia. Essa homenagem representa um reconhecimento pelos serviços prestados aos nossos pacientes com Alzheimer e Parkinson no Amapá, que fazem parte do Projeto Reviver. Quero agradecer a toda nossa equipe multidisciplinar, aos profissionais e acadêmicos que prestam um serviço exemplar para garantir o sucesso dos atendimentos. Assim, temos a certeza de que estamos no caminho certo, elevando cada vez mais o nome do nosso estado em âmbito nacional”, destacou a Profa. Dra. Lorane Melim.
A cerimônia de entrega ocorreu na sede do CFF, em Brasília-DF, durante a reunião plenária de março e a 70ª Reunião Geral dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia. Foram premiados 27 profissionais, representando cada unidade da federação.

Doutora Lorane Izabel da Silva Hage Melim
Além de ministrar aulas no curso de Farmácia e nas pós-graduações em Ciências Farmacêuticas e Inovação Farmacêutica na Unifap, Lorane coordena o Projeto Reviver, que oferece assistência multiprofissional gratuita a pessoas com Parkinson e Alzheimer no Amapá desde 2018.
Essa iniciativa de extensão também proporciona aos estudantes a oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula e já beneficiou muitos pacientes ao longo de seus sete anos de atuação.
Em 2023, Lorane liderou o desenvolvimento do aplicativo RevParkinson, voltado ao tratamento farmacoterapêutico de pessoas com a Doença de Parkinson. No ano seguinte, foi orientadora do projeto RevNotifica, uma plataforma virtual criada para a notificação de casos de Parkinson e Alzheimer, desenvolvida pela então doutoranda Janete Ramos.
A professora também coordena o Grupo de Pesquisa em Química Medicinal e Desenvolvimento de Fármacos e lidera o laboratório PharMedChem.



