Jovem tem couro cabeludo arrancado por eixo de motor de embarcação em Afuá
Vítima está internada no Hospital de Emergências Oswaldo Cruz, em Macapá

Por Mariana Braga
Na tarde desta quinta-feira (1), uma jovem de 21 anos sofreu um escalpelamento em uma embarcação no Afuá, município do Pará. O acidente foi causado pelo eixo do motor da embarcação, que arrancou o couro cabelo da vítima. A mulher foi levada por populares para o Hospital de Santana, mas devido aos cuidados clínicos exigidos para o caso, foi encaminhada ao Hospital de Emergências Oswaldo Cruz, em Macapá.
De acordo com a direção do HE, a vítima foi estabilizada por uma equipe multiprofissional, e foi possível constatar a perda total do couro cabeludo e perda parcial de tecido craniano. Devido a gravidade do acidente, a mulher foi encaminhada ao setor de cirurgia plástica, onde passou por procedimento cirúrgico, que estancou o sangramento e reparou os tecidos danificados.
Ainda de acordo com o HE, apesar da paciente está internada na sala vermelha, encontra-se estável e está sendo atendida pela equipe de plantão. Após ter alta da sala vermelha, a paciente será encaminhada ao Centro de Tratamento de Queimados, que também é responsável por receber vítimas de escalpelamento.

Escalpelamentos
Segundo o Hospital de Emergências, o Amapá é um dos estados que mais recebe vítimas de escalpelamento, principalmente das regiões das ilhas do Pará.

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, as vítimas desse tipo de acidente são principalmente mulheres e crianças. Em muitos casos, o escalpelamento causa sequelas nas pálpebras, parte do rosto, orelhas, sobrancelhas e pescoço.
A região Norte é a que mais registra esses casos de acordo com a Marinha do Brasil, em decorrência do tipo de transporte utilizado, muitas vezes, pequenas embarcações que não têm o eixo do motor vedado.