Cidade

Mais de 40 policiais e 11 viaturas reforçam segurança nas escolas em voltas às aulas

Programa é do Governo do Amapá e se chama 'Escola Segura', a fim de garantir a tranquilidade durante a volta às aulas no estado.

Por Caio Coutinho

A Polícia Militar do Amapá reforça a segurança de alunos e corpo docente em mais de 100 escolas do estado, por meio do programa “Escola Segura”. Com 41 policiais militares e 11 viaturas, a iniciativa do Governo do Estado aprimora o fortalecimento da segurança na rede pública de ensino com a implementação do Projeto “Escola Segura”, para o retorno do período letivo nesta quarta-feira, 12.

A iniciativa tem finalidade de promover um ambiente seguro, saudável e inclusivo, por meio de ações integradas de prevenção, promoção e atenção à saúde física, mental e socioemocional.

O projeto, que integra o Programa Saúde e Combate à Violência nas Escolas, é uma parceria entre as secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Educação (Seed), que foi anunciado pelo governador Clécio Luís, na segunda-feira, 10, na Escola Estadual Maria Neusa do Carmo Viana. O lançamento contou com a presença de professores, diretores escolares, secretários estaduais e outras autoridades.

Segurança nas escolas

Dentro das diretrizes do “Escola Segura”, está a contribuição da Segurança Pública, que irá realizar o enfrentamento eficaz da violência, contribuindo para o pleno desenvolvimento educacional e social de estudantes, professores e demais profissionais da educação.

Para garantir a cobertura de 101 escolas da rede pública estadual em Macapá e Santana, foram treinados 41 policiais militares que ficarão de prontidão em 11 viaturas que farão rondas no perímetro das escolas e visitas nos estabelecimentos de ensino.

Botão de Alerta

Uma das inovações do projeto é o “Botão de Alerta” em cada escola, que ao ser acionado, enviará um sinal ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes). A ferramenta irá ajudar no acionamento imediato dos policiais militares empenhados para o trabalho no ‘Escola Segura’ para atuação direta nas ocorrências.

O dispositivo, desenvolvido pelo Sistema de Gestão Escolar Inteligente, o Proesc, está em um aplicativo especializado chamado “Escola Segura Amapá”, que está disponível nas lojas da Apple Store e Google Play. A função do aplicativo é exclusiva para os acionamentos das forças de segurança pública e só poderão logar no sistema, os usuários com o perfil de acesso liberado pela Sejusp e Seed.

“Acreditamos que um ambiente escolar de interação ampla da Polícia Militar, homens e mulheres totalmente capacitados, com professores, alunos, familiares e a comunidade irá garantir maior segurança para todos trazendo tranquilidade para que nossos jovens foquem apenas no estudo e tenham um grande futuro”, destaca o coronel Costa Júnior, comandante geral da Policia Militar.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo