As comemorações de aniversário de 267 anos de Macapá iniciaram bem cedo nesta terça-feira (4), com a tradicional missa em ação de graças na Catedral de São José. Também aconteceu o corte do bolo de 50 metros para que Prefeitura preparou para a população celebrar a festa.
Logo após a missa, houve o tradicional encontro das bandeiras com os grupos tradicionais Herdeiros do Marabaixo, Marabaixo do Pavão, Marabaixo Berço das Tradições, Raízes da Favela e São Benedito do Coração.
O Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, ressaltou que a participação e a união de todos é fundamental para o crescimento da cidade. Ele agradeceu a todos que prestigiaram o aniversário de Macapá, citou todas as autoridades presentes em um discurso de renovação do compromisso com a população, no momento de fé.
“Macapá completa hoje 267 anos de história, de luta e de conquistas. Este é um momento de celebração, mas também de reflexão sobre o quanto a nossa cidade cresceu e o que ainda podemos fazer para torná-la ainda melhor. Agradeço a todos que estão aqui celebrando conosco e renovamos nosso compromisso em continuar trabalhando por uma Macapá mais próspera e inclusiva para todos”, afirmou Dr. Furlan, Prefeito de Macapá.
Maratona Esportiva
Os atletas de Macapá acordaram hoje com um objetivo especial, celebrar o aniversário de 267 anos da cidade com muito esporte. Com 17 modalidades, o Complexo do Araxá se transformou em um grande palco de talento e dedicação, reunindo famílias inteiras para torcer e vibrar por seus competidores.
Entre as modalidades estavam futsal, futlama, basquete, powerlifting, handbeach e muitas outras, garantindo um dia repleto de atividades.
Corrida “Cidade de Macapá”
A tradicional corrida do aniversário da cidade, em celebração aos 267 anos da capital amapaense, reuniu mais de 7 mil atletas e entusiastas do esporte. O percurso de rua, com 7 km, passou por pontos turísticos recém-inaugurados pela gestão municipal.
A corrida teve início em frente à Praça Jacy Barata Jucá e finalizou no Parque Meio do Mundo. Os corredores puderam apreciar a vista do majestoso Rio Amazonas, além de se orgulharem por serem macapaenses, com uma orla pavimentada que valoriza e fomenta o turismo na cidade.
Entre os cartões postais estão o Trapiche Eliezer Levy, a Rampa do Açaí, o Complexo do Araxá e a Praça Povos Meio do Mundo, que hoje também comemora um ano de inauguração.
Shows de Belo e Gigio Boy
A Prefeitura de Macapá encerrou as festividades de aniversário dos 267 anos de Macapá com os shows nacionais do pagodeiro Belo e DJ Gigio Boy.
Belo abriu o show com a música Perfume, levando os fãs ao delírio. O cantor trouxe as músicas que embalaram a geração dos anos 1990 a 2000, época em que o cantor fazia parte da banda Soweto.
A canção “Tua boca tem o mel”, trilha sonora da novela da “O Cravo e A Rosa” (Globo, ano 2000), foi um dos pontos altos do show, com o público cantando junto.
As marcantes não podiam ficar de fora dessa festa, e essa missão ficou com o DJ Gigio Boy, que subiu ao palco e mostrou a que veio. Trazendo no repertório as mais tocadas pela Lendário Rubi, aparelhagem da qual é o titular.
Com apenas 22 anos de idade, Gigio foi consagrado como o melhor DJ de marcante dos últimos tempos, pelo público da Saudade Marcante. O artista é filho do DJ Gilmar Santos, e herdou do pai e do avô, a paixão do pela cultura da música brega paraense.