Durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, (3), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, anunciou o pacote de obras para o ano de 2025. A apresentação fez parte da programação de aniversário de 267 anos de Macapá.
As obras incluem diversas áreas da gestão municipal como Educação, Saúde, Esporte e Lazer, Assistência Social, Cultura, Turismo e Habitação.
O pacote prevê o investimento de mais de R$ 144 milhões em 40 obras que irão movimentar o setor da construção civil, gerando mais empregos e renda. Os recursos são oriundos do Tesouro Municipal, articulação em Brasília junto ao Governo Federal e investimentos da bancada federal.
Dr. Furlan explicou que além das obras que integram o pacote apresentado, a previsão é de que outras também sejam entregues, como as obras de pavimentação e a reconstrução de passarelas.
“Nós estamos celebrando o aniversário de Macapá e mostrando para a nossa sociedade que a nossa cidade tem potencial para investimento, gerenciamento e programação”, afirmou.
Habitação
A habitação será um dos grandes destaques em 2025, com a conclusão do Habitacional Janary Nunes, que entregará 500 unidades de moradia, e do Casa Macapá Florence, com mais 138 unidades habitacionais para a população, garantindo mais segurança e dignidade.
Saúde
Os investimentos nessa área serão para a reconstrução das duas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Centro Especializado em Reabilitação (CER), a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na Tessalônica, Ariri e Torrão do Matapi, além disso, a Zona Sul de Macapá irá receber um Centro de Especialidades.
Os bairros São Lázaro e Infraero II receberão cada, um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), fortalecendo a rede de atendimento em saúde mental.
Educação
Serão reconstruídas as Escola Municipais de Ensino Fundamental Roraima, Goiás, Amapá, Gerson Trindade, Hildemar Maia e Eficaz, além da construção de uma escola no distrito da Tessalônica e da 1ª escola municipal de tempo integral, que ficará localizada no bairro Jardim Marco Zero.
A Zona Norte ganhará uma Clínica Escola Coração Azul, espaço especializado no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculadas na rede municipal de ensino e uma nova creche no bairro Açaí.
Assistência Social
Macapá irá ganhar um Centro de Convivência para Idosos, uma casa de passagem (albergue) para pessoas em situação de vulnerabilidade social e um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no bairro Nova Esperança.
Também será construído uma nova unidade do Restaurante Popular, dessa vez na Zona Sul da capital.
Esporte e Lazer
Serão reconstruídas a Praça Barão do Rio Branco, na região central de Macapá, e a arena Radialista Agostinho, no bairro Perpétuo Socorro.
Será entregue a Rampa Náutica na orla do Araxá, a construção de novas arenas no bairro Parque dos Buritis e nos distritos do Curiaú e de Santo Antônio, no Pacuí, e de uma quadra poliesportiva na Escola Municipal Profª Odete Almeida Lopes.
Economia, Turismo e Cultura
Serão concluídas as obras do 1º Teatro Municipal, e realizada a construção da sede e do museu da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e do Mirante do Bioparque da Amazônia.
Outras obras incluem a construção da Casa do Produtor e de uma estação de dessanilização de água no distrito do Bailique.