CSA entrega Nova Estação de Tratamento de Água de Santana
A Nova ETA é a maior obra de saneamento da cidade do município, com investimento de R$ 25 milhões
A Concessionária de Saneamento do Amapá, CSA, realizou nesta terça-feira, 21, a entrega da Nova Estação de Tratamento de Água, ETA, do município de Santana, sendo esta a maior obra de saneamento do município e um avanço significativo para a universalização do serviço na cidade. Estiveram presentes no evento representantes do Grupo Equatorial, do governo do Amapá, prefeitura de Santana, Procuradoria do Estado, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Amapá, Arsap, entre outros.
A unidade vai garantir maior segurança operacional e capacidade de produção de água tratada para atender toda a área urbana do município. O investimento realizado foi de R$ 25 milhões.
O CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda, veio até o Amapá para participar da solenidade de entrega e destacou a entrada do saneamento para o grupo.
“Nós vimos no Amapá um grande potencial de investimento. Vimos também a capacidade de crescimento desse estado e como nossas obras têm dado certo e têm trazido resultados para todos os municípios como em Santana”, pontuou.
A obra
A Nova ETA possui 8 floculadores, 4 decantadores e 2 filtros, além de 2 novas elevatórias de distribuição de água tratada, compostas cada uma por 3 bombas automatizadas, que abastecem o sistema Central e o sistema de Igarapé da Fortaleza. Todos os investimentos garantem à população de 15 bairros de Santana uma melhora considerável na entrega do serviço.
Antes da reforma era entregue aos moradores 120 litros de água por segundo, após a modernização 370 litros de água por segundo são produzidos, triplicando o volume de água tratada e distribuída.
Os moradores de 15 bairros de Santana são abastecidos pelo sistema da ETA Santana, são eles: Nova União, Nova Brasília, Central, Provedor 1, Provedor 2, Igarapé da Fortaleza, Monte das Oliveiras, Vila Amazonas, Daniel, Novo Horizonte, Remédios 1, Remédios 2, Hospitalidade, Comercial e Ambrósio.
Os bairros Igarapé da Fortaleza e Ambrósio que não tinham abastecimento de água, passaram a ter abastecimento todos os dias com a entrega da estação. A chegada do serviço a esta região representa um marco histórico e encerra o sofrimento de anos enfrentado pela população.
Melhorias para Santana
Os investimentos do Grupo Equatorial continuam no município. Com a Nova ETA, a CSA terá capacidade de atender 100% da área urbana do município. Mas, para isso acontecer, a empresa está atuando em outras frentes de trabalho.
Uma destas frentes, é a construção de um novo reservatório, que será entregue em 2025, que atenderá os bairros Paraíso e Fonte Nova com suporte para dois milhões de litros de água para reduzir as demandas de intermitências na comunidade.