Governo do Amapá lança o Carnaval 2025 com repasse de R$ 7,5 milhões para as escolas de samba
Compromisso da gestão com o fomento à geração de emprego e renda, o governador Clécio Luís e o vice-governador Teles Júnior oficializaram na terça-feira, 14, o repasse de R$ 7,5 milhões à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), por meio de emenda parlamentar. O anúncio marcou o lançamento da programação oficial do Carnaval no Meio do Mundo 2025 no Amapá, com eventos que iniciam no dia 31 de janeiro e seguem até março.
O desfile das escolas de samba, que em 2023 voltou a ser realizado na estrutura do Sambódromo de Macapá com articulação do Governo do Estado, se fortalece com o repasse. Faz parte da política do Executivo Estadual o fomento à cultura popular e às tradições carnavalescas, e ainda ao turismo e empreendedorismo, consolidando, assim, o Amapá no circuito de grandes eventos. O lançamento contou, ainda, com a presença do presidente da Liesap, Jocildo Lemos, e dos presidentes das 10 agremiações carnavalescas filiadas à Liga, com seus respectivos pavilhões e membros das diretorias.
“O Carnaval das escolas de samba é conhecido no mundo todo, atrai turistas de todo lugar. É a maior manifestação cultural do Brasil e o Amapá não fica atrás. É uma cadeia gigantesca que está sendo ativada novamente. Tudo tem sido pensado em alegria conjugada com economia, em felicidade com o turismo, em beleza com o desenvolvimento. Vamos fazer o mais belo Carnaval da Amazônia na Ivaldo Veras”, destacou o governador Clécio Luís.
Os desfiles oficiais ocorrerão nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, numa estrutura moderna que será montada na Ivaldo Veras. O repasse foi realizado em uma única parcela diretamente à Liesap, que vai distribuir valores para as agremiações dos grupos especial e de acesso.
A programação oficial do Carnaval 2025 tem como tema “Unidos pela sustentabilidade e preservação ambiental”, que simboliza o compromisso da gestão com o respeito ao meio ambiente e à dignidade das pessoas.
Também receberão apoio o Bloco A Banda, o Carnaval nos Residenciais, os eventos nos municípios, o Carnaval do Povo na Praça da Bandeira, o circuito de blocos e outros eventos tradicionais. Os fomentos serão assinados ainda neste mês de janeiro.
Parceria para o empreendedor
Na cerimônia, o Governo do Estado firmou ainda um termo de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP). As instituições vão promover ações conjuntas para o fortalecimento e desenvolvimento do empreendedorismo no circuito do Carnaval, por meio de iniciativas que incluam:
• A promoção de guias de roteiros turísticos e de serviços;
• Consultorias;
• Capacitação e qualificação de empreendedores;
• Apoio à formalização e o uso de plataformas digitais;
• Contribuindo para a dinamização da economia local;
• O estímulo à competitividade.
Com informações: Agência de Notícias do Amapá