A Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) comemora nesta sexta-feira (10), 23 anos desde a criação oficial pela Lei nº 1163/2002. A data comemorativa reflete a trajetória, os desafios e as conquistas da instituição, principalmente nos últimos 4 anos. O efetivo atual é de 515 servidores, sendo 46 Inspetores e 469 Guardas. A corporação conta também com o reforço de 35 veículos para o patrulhamento e monitoramento de trânsito.
Ao longo dos anos, a instituição passou por diversas transformações, e na gestão do prefeito Dr. Furlan teve melhorias estruturais e administrativas significativas, como o novo estatuto que regulamenta a função de polícia administrativa e ostensiva, possibilitando o uso de armamento pela guarda.
Entre as principais conquistas estão a implementação de novas tecnologias, programas de treinamento avançado e a efetivação do uso de armas de fogo, que contribuem para uma atuação mais eficiente da corporação.
A Guarda Civil Municipal de Macapá existe desde 1999, com o objetivo de garantir a segurança dos bens públicos e apoiar a comunidade local. Em 2002, a Lei nº 1163/2002 formalizou a existência da Guarda, consolidando seu papel essencial na segurança pública da cidade.
“Macapá Mais Segura”
Uma das grandes conquistas da Guarda nesses 23 anos é o programa Macapá Mais Segura está nos últimos ajustes para ativação ainda no início de 2025. Com tecnologia de ponta, o serviço permite identificar situações de risco através de videomonitoramento inteligente, além de facilitar a comunicação entre a população e as forças de segurança.
Serão 10 totens interativos, conectados ao Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal foram instalados em pontos estratégicos da cidade como praças e locais com maiores riscos de violência.
A Central de Monitoramento, novo sistema de segurança da cidade, já está pronta e os equipamentos em fase final de instalação.