Cidade

Hemoap faz campanha em busca de doadores para final de ano

Da Redação

Muitas pessoas não sabem, mas quem tem a partir de 16 anos, já pode se tornar um doador de sangue. O único critério diferente das demais pessoas, é que esses jovens s precisam apenas da autorização dos responsáveis, quando for menor de idade.

Segundo a diretora do Hemoap (Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá), para facilitar esse processo, a documentação já fica, basta chegar e assinar autorizando. 

“A partir dos 16 anos, o jovem já pode comemorar fazendo esse bem maior que é a doação de sangue, tendo o aval de seu responsável legal. Realizamos várias campanhas o ano inteiro, com parcerias de outros órgãos e escolas, para que esse jovem venha no ciclo de salvar vidas”, disse a diretora-técnica do Hemoap, Hellen Bittencourt.

Mesmo com todas as ações de divulgação, o número de jovens com 16 anos que procuram o Hemoap, ainda é baixo.

As doações de sangue podem ser feitas por pessoas de até 69 anos de idade, que devem pesar mais de 50 quilos, ter boas condições de saúde e ir ao Hemoap bem alimentado.

Neste período de fim de ano, as doações são ainda mais necessárias, já que é uma época em que muitas pessoas viajam e o estoque de sangue acaba diminuindo consideravelmente.

Quem deseja doar, o instituto funciona de segunda a sexta-feira, de sete da manhã ao meio dia e fica localizado na avenida Raimundo Alvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá, no Centro da capital.

Reportagem: Lanna Coelho

Imagens: Erik Silveira

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo