As Três Ordens que compõem a estrutura dos Altos Graus do Rito de York às Ordens de Cavalaria
O Rito de York, o mais adotado no mundo da Maçonaria, engloba 13 Graus em sua totalidade, incluindo os Graus Simbólicos.
Nem é necessário falar dos Graus Iniciantes da Blue Lodge ou Loja Azul, que são o Aprendiz, o Companheiro e o Mestre. Loja Azul porque esta é a cor dos Graus Simbólicos do Rito de York, uma vez que, ascendendo a escada filosófica, as cores vão se transmudando, o que falaremos nos momentos próprios.
Antes de adentrarmos propriamente dito nos Altos Graus Yorquinos, nunca é demais dizer que nos Graus Simbólicos existiam apenas o Aprendiz e o Companheiro e o Mestre d e Marca, ou Mestre da Marca. Este último diferenciava os Companheiros dos demais, assim como o avental com uma de suas pontas levantada. Após a criação do Grau de Mestre Maçom, o Mestre de Marca foi elevado a Grau Filosófico.
Agora sim, adentrando na cor vermelha, que é a que simboliza os 4 primeiros Graus Filosóficos do Rito de York, temos, a saber: MESTRE DE MARCA; PAST MASTER; MUI EXCELENTE M ESTRE e MAÇOM DO REAL ARCO.
Estes Graus são ministrados num Capítulo do Real Arco. O primeiro nos reflete e nos l eva à solidariedade
humana. O segundo, Past Master, que devemos ser dignos para com nossos subordinados.
O Grau de Mui Excelente Mestre nos mostra a grandeza do poder do homem na construção do templo físico e sua dedicação a Deus. Por fim, o Grau de Maçom do Real Arco, a verdadeira Exaltação, nos revela segredos homiziados desde a morte do Grande Mestre Abif. Dizem os Maçons Americanos que este Grau é o Grau por Excelência.
Quando adentramos no Conselho Críptico, vemos a cor roxa. Críptico porque significa “escondido”, e assim é porque a cripta fica abaixo do templo do Rei Salomão e era lá que ele descansava. Neste Conselho são ministrados os seguintes Graus:
MESTRE REAL; MESTRE ESCOLHIDO e SUPER EXCELENTE MESTRE. O primeiro nos dá a beleza de sermos Mestre Reais porque aprendemos que tudo se dá no seu devido tempo. O Grau de Mestre Escolhido nos revela que sempre haverá um lugar lindo para quem conduz sua vida na retidão. E o Super Excelente Mestre é a encenação feita pelo Grande Conselho Críptico, e soment e ele, da passagem bíblica de Zedequias, Jeremias e Nabucodonosor.
Chegamos, enfim, nas ordens de Cavalaria, também chamadas de Ordens de Comanderia. Sua cor é a preta, como nossos ternos e nossos balandraus. Tais Ordens são de investiduras e são elas: ORD EM DA CRUZ VERMELHA; ORDEM DA CRUZ DE MALTA ou ORDEM DOS CAVALEIROS DE MALTA e ORDEM DO TEMPLO ou ORDEM DOS TEMPLÁRIOS ou ainda ORDEM DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS, a mais usada
entre nós esta nomenclatura. Usamos para a Ordem dos Cavaleiros Templários a sigla “KT”, por ser a sigla em inglês Templar Knight.
Este nosso trabalho chega ao seu ponto primordial, porque são das Cavalarias que vamos falar mais amiúde.
Da Trombeta à Gógota, passando pelo Megafone, todos nós sabemos do que falamos. A Trombeta anuncia a chegada. O Megafone nos chama à presença. A Gólgota nos direciona para um lugar não muito aprazível mas que nos faz refletir, porque Gólgota nos direciona para um lugar não muito aprazível mas que nos faz refletir, porque pode ser que é chegada nossa hora.pode ser que é chegada nossa hora.
Quando se fala em Cruz Vermelha lembramos da Quando se fala em Cruz Vermelha lembramos da instituição instituição humanitária internacional que atua para proteger e aliviar o sofrimento de pessoas em humanitária internacional que atua para proteger e aliviar o sofrimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, principalmente em conflitos armados. Por isso temos a situação de vulnerabilidade, principalmente em conflitos armados. Por isso temos a Trombeta para anunciar que mais pessoas feridas estão chegando e necessita a Trombeta para anunciar que mais pessoas feridas estão chegando e necessitam de ajuda m de ajuda humanitária.
A Ordem de Malta dedica sobretudo, ao trabalho humanitário se, sobretudo, ao trabalho humanitário daqueles doentes que foram recebidos pela Cruz Vermelha. Daí que o Megafone chama daqueles doentes que foram recebidos pela Cruz Vermelha. Daí que o Megafone chama por todos em “ENTÃO VINDES EM PAZ”.por todos em “ENTÃO VINDES EM PAZ”.
A Ordem do Templo era formada por membros monges militares que militares que tinham por causa a preservação das pessoas, daí que, para nós, A Ordem do Templo tinham por causa a preservação das pessoas, daí que, para nós, A Ordem do Templo protege os mais necessitados. A Gólgota, ou “Lugar de Caveira”, nos faz pensar sempre protege os mais necessitados. A Gólgota, ou “Lugar de Caveira”, nos faz pensar sempre que, a qualquer momento, poderemos ser chamados para estar ao lado D ele, o NSJC que
teve sobre sua cabeça a inscrição “INRI”, porque foi e sempre será o Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus.
TROMBETA. MEGAFONE. GÓLGOTA
A ORDEM DA CRUZ VERMELHA recebe os doentes.
A ORDEM DA CRUZ DE MALTA cuida dos doentes.
A ORDEM DOS TEMPLÁRIOS protege os doentes.
Reflitamos KTs nessa próxima Observância de Natal que se avizinha, porque E le nascerá novamente entre nós.
SENHOR DOS SENHORES
REI DOS REIS