Rede Limpa: 14km de fios em desuso foram retirados de postes na capital
Cabos da rede de telecomunicações que foram retirados geravam poluição visual e risco aos pedestres
Iniciado no mês de março de 2024, o Projeto Rede Limpa, criado e idealizado pela CEA Equatorial, já percorreu algumas das principais ruas e avenidas de Macapá, garantindo a retirada de fios e fibras de telefonia e internet que estão em desuso.
O trabalho tem como objetivo diminuir a poluição visual dos postes, que são compartilhados com as empresas de telecomunicações, controlar os pontos com riscos de acidentes, regularizar as redes de telecomunicações não autorizadas além de otimizar a infraestrutura e a rede de distribuição elétrica.
O projeto, até o mês de novembro de 2024, já realizou a retirada de mais de 14 quilômetros de cabos em desuso e padronizou a rede em pontos estratégicos da cidade. Os trabalhos já foram, e seguem sendo realizados, em grandes vias como Leopoldo Machado, Henrique Galúcio e Cândido Mendes, no centro da capital.
As ações de reordenamento dos cabos seguem um cronograma previamente montado e compartilhado junto às empresas de telecomunicações para que se adequem aos padrões exigidos pelo Grupo Equatorial. Os trabalhos seguem até o fim do ano em toda extensão da avenida Leopoldo Machado e continuam em 2025.
Além dos benefícios diretos para a qualidade dos serviços, o Projeto Rede Limpa também contribui para a redução dos impactos ambientais, ao eliminar estruturas obsoletas e promover a utilização mais eficiente dos recursos disponíveis
Durante as ações, quando constatada a necessidade, as equipes executam a troca de postes, onde até o momento, 240 estruturas foram substituídas.