Neste sábado (23), a Prefeitura de Macapá dará início à 1ª Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica de 2024. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), também será realizada no dia 7 de dezembro. A campanha contará com 49 pontos fixos distribuídos em 30 bairros da capital, com o objetivo de vacinar mais de 40 mil pets.
A SMVS oferece a vacinação antirrábica presencialmente no Centro de Controle de Zoonoses e no Departamento de Vigilância Ambiental, além de manter pontos itinerantes, cujos locais e públicos-alvo são atualizados semanalmente. Apesar de o último caso de raiva em seres humanos no estado ter sido registrado em 1991, a gestão municipal reforça a importância da prevenção para evitar a reintrodução da doença e garantir sua erradicação na capital.
A raiva é uma doença viral grave que pode acometer mamíferos, incluindo seres humanos, sendo transmitida principalmente por mordidas, arranhões ou saliva de animais contaminados. Embora tenha alta letalidade, sua prevenção é simples e eficaz, consistindo na vacinação de pets e no atendimento imediato a pessoas expostas ao vírus.
Segundo dados do IBGE de 2022, o município de Macapá possui uma população de 442.933 habitantes. Estima-se que, proporcionalmente, a população de cães na cidade seja de aproximadamente 44.293 e a de gatos, cerca de 8.858, totalizando 53.151 animais.
O Ministério da Saúde estabelece como meta vacinar pelo menos 80% da população canina e 100% da população felina. Assim, a expectativa é imunizar 35.434 cães e 8.858 gatos, totalizando 44.292 animais ao longo do ano de 2024.
Bairros contemplados
- Jardim Felicidade
- Novo Horizonte
- Infraero 1
- Infraero 2
- Brasil Novo
- Boné Azul
- São Lázaro
- Renascer
- Pantanal
- Pacoval
- Perpétuo Socorro
- Cidade Nova
- Laguinho
- Jesus de Nazaré
- Central
- Santa Rita
- Santa Inês
- Trem
- Beirol
- Nova Esperança
- Alvorada
- Zerão
- Araxá
- Pedrinhas
- Universidade
- Muca
- Cabralzinho
- Marabaixo
- Buritizal
- Laurindo Banha